O Banco Central da Rússia enfatizou a importância de avançar com seu projeto de rublo digital. De acordo com declaração de uma representante, a autoridade monetária russa não tem intenção de atrasar os testes, apesar de nem todos os bancos convidados estarem prontos para participação.

O Banco Central da Rússia (CBR, na sigla em inglês) fará mais testes com pagamentos em rublos digitais ainda neste ano. A Vice-Governadora do CBR, Olga Skorobogatova, avalia o rublo digital como “muito necessário.”

Por este motivo, o órgão regulador não pretende atrasar os próximos testes na plataforma da moeda protótipo, indicando um desenvolvimento mais rápido nos testes e mudanças legislativas para implementação nos próximos anos.

O CBR iniciou testes com o rublo digital em janeiro, anunciando as primeiras transações bem sucedidas entre carteiras individuais já em meados de fevereiro. Ainda que nem todos os bancos participantes estejam prontos para participar dos testes neste momento, de acordo com Skorobogatova, isso não deve afetar o cronograma do projeto de emissão da moeda digital pelo Banco Central da Rússia (CBDC).

Segunda fase de testes

Programada para o final deste ano, durante essa segunda fase, o CBR planeja lançar operações envolvendo pagamentos de bens e serviços com o rublo digital, bem como transferências governamentais. O Banco também emitirá contratos inteligentes em colaboração com o Tesouro russo.

Como a Rússia está lidando com os efeitos da expansão de sanções ocidentais sobre a guerra da Ucrânia, pedidos para recorrer ao uso de criptomoedas como possibilidade de contornar restrições e financiar o comércio internacional foram ouvidos em Moscou.

O apelo para tornar o rublo digital uma moeda reserva também foi divulgado no mês passado como forma de reduzir a dependência russa em relação ao dólar americano.

Leia mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br