O uso de Monero (XMR) disparou na Coincards em abril de 2022, ultrapassando pela segunda vez o uso mensal de Bitcoin (BTC) nos EUA, conforme dados publicados pela própria empresa de gift cards.
Ativa desde 2014, a Coincards é uma empresa que vende cartões de presente (gift cards), vouchers pré-pagos e recargas de celular com criptomoedas. Ela é utilizada como uma forma de facilitar o dia a dia de quem usa criptomoedas como meio de pagamento nos Estados Unidos e Canadá.
Desde março de 2021, a empresa publica no Twitter um detalhamento do uso de crypto (por volume em dólares) na Coincards por porcentagens. No início, cerca de 60% do volume em dólares gasto na plataforma era em bitcoin, mais 1,81% através de pagamentos na Lightning Network.
No mesmo período, apenas 4,73% dos gift cards, recargas de celular e vouchers foram comprados com Monero (XMR). Porém, esses dados mudaram substancialmente até abril de 2022.
Criptomoedas sendo utilizadas na “vida real”
As estatísticas compartilhadas pela Coincard são vistas com cuidado pela comunidade de criptomoedas, já que representam o uso real de crypto para pagamentos. Enquanto isso, as transações on-chain podem representar desde envios para si mesmo como negociações puramente especulativas.
Um dos desenvolvedores da carteira de Bitcoin Samourai Wallet, TDevD, comentou sobre a publicação desses dados no ano passado.
Canadá prefere Bitcoin, Estados Unidos usa Monero
Com o tempo, a utilização da criptomoeda privada Monero foi aumentando significativamente, mas o dado mais surpreendente se revelou a partir de abril, quando a Coincard mostrou os números de março separando os usuários por localidade.
No Canadá, o BTC (on-chain) representou metade do volume de compra, enquanto nos Estados Unidos quem dominou metade do mercado foi o Monero.
Até que na terça-feira (3), saíram os dados de abril deste ano. 63% de dominância do Monero nos Estados Unidos em comparação com 20% do Bitcoin.
— TDevD [No KYC, no T&C, no 🍌] (@SamouraiDev) May 4, 2022
“Caramba- a @bitrefill [concorrente da CoinCards] está perdendo em não aceitar Monero!”, disse um usuário no Twitter.
Até o momento, a forte concorrente Bitrefill aceita apenas Bitcoin (on-chain e Lightning), Dogecoin, ETH, Litecoin, Dash, USDT e cartão de crédito.
Leia também: