Em uma entrevista recente para o podcast “WhatBitcoinDid”, Nick Szabo deu apoio para a proposta de reduzir os blocos do Bitcoin.
Nick Szabo é um cientista da computação, suspeito de ser um dos criadores do Bitcoin. Ele é o inventor do termo “smart contracts” ainda na década de 90, além de ter criado precursor do Bitcoin, o Bitgold.
Redução no bloco do Bitcoin
Na entrevista para Peter McCormack, Nick sinalizou que se for para tomar uma posição, ele iria apoiar a redução dos blocos na rede do Bitcoin.
“Se eu fosse me colocar em algum lugar para mudá-lo [o tamanho do bloco], eu ficaria do lado de diminuí-lo…. mas acredito que o bloco está quase no tamanho certo agora”, afirmou Nick.
Para ele, a minimização de riscos com blocos menores ajudaria a rede do Bitcoin a ficar mais robusta e resistente contra ataques.
A ideia da diminuição dos blocos, em tese, é incentivar o uso de full nodes de bitcoin. Dessa forma, os usuários poderiam conferir por si próprios as transações no blockchain, sem confiar em dados de terceiros.
Atualmente o blockchain do Bitcoin cresce em média 1 MB a cada 10 minutos, já passando de 250 gigas na data desta publicação.

A proposta é encabeçada por Luke DashJr, programador do Bitcoin Core e também do cliente alternativo chamado de Bitcoin Knotes.
“Os usuários que agem com esse custo de simplesmente não executar um full node são um problema”, disse Luke à BitcoinMagazine.
Apesar do apoio de alguns nomes famosos na comunidade, o próprio DashJr acredita que só com grande apoio da comunidade essa mudança poderá acontecer:
“Acho que a única maneira de isso acontecer é se a comunidade assumir a liderança”.
Resta saber se a comunidade irá apoiar uma nova mudança no protocolo do Bitcoin ou se a proposta de Luke será ignorada.
Veja também: Nick Szabo encoraja o uso de Monero