Nick Szabo é um cientista da computação, especialista em direito e criptógrafo conhecido por propor o BitGold, que serviu de inspiração para o Bitcoin.

Muitos acham, inclusive, que ele seria o rosto por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto, e um dos únicos a ainda se manter ativo na comunidade, principalmente através do Twitter.

Assim como o renomado Michael Burry, que se posicionou contra a quarentena, chegou a vez do “possível Nakamoto” seguir seus passos e também discordar da necessidade dela.

Szabo foi incisivo em dizer que ficar em casa não seria a solução adequada, por diversos fatores, sendo o principal deles o Sol, que supostamente “mataria o coronavírus”.

Leia também: Nick Szabo apoia redução dos blocos no Bitcoin, outro fork?

Ficar em casa ou sair de casa?

Inúmeros benefícios prováveis do distanciamento social fora de casa ao sol, sempre que possível:

a luz solar mata o vírus na superfície e no ar

deixa os pulmões mais saudáveis

vitamina D aumenta a imunidade

ar fresco pode ajudar a matar vírus

densidade de vírus no ar muito menor em grandes espaços do que em espaços fechados com pessoas

Szabo também criticou o movimento “Fique em casa” que, supostamente, estaria bombardeando propagandas alarmistas.

“Você ainda sairia de casa se pudesse ver o vírus?”, dizia a imagem, ao que Nick Szabo respondeu: “Que imagem idiota. Há uma densidade muito maior de vírus dentro de salas ocupadas e vagões lotados do que lá fora, onde logo são dispersos em grandes espaços e pelo vento.”

Em outra publicação, ele complementa seu pensamento, “Tomar sol e se exercitar melhora o sistema imunológico e a resistência. Permanecer em ambientes fechados degrada os dois. Estar em salas densas e repletas de vírus é mortal. Estar em espaços abertos destrói as chances de transmissão de vírus.”

Por fim, enquanto governos pelo mundo inteiro estão cerceando a liberdade das pessoas, estão também intervindo fortemente na economia, injetando trilhões de dólares e comprando dívidas das empresas (amigas do governo?).

“O dinheiro continua inundando o $LQD, ETF de títulos de investimento dos EUA que muitos esperam que seja pumpado pelo Fed. Seus ativos totais subiram quase 50% em menos de três semanas, para um recorde de US$ 41,6 bilhões.”

Isso é uma tendência internacional, enquanto empresas estão demitindo, o governo expande o funcionalismo público, inclusive no Brasil.

Enquanto alguns setores da economia fraquejam em dificuldade para sobreviver, alguns outros estão batendo recordes. “O Fed escolhendo vencedores. Criminoso.” lê-se em tweet retuitado por Szabo.