Keet é um aplicativo de mensagens peer-to-peer com integrações de pagamentos em bitcoin, e a primeira de uma série de aplicações P2P construídas em cima do Holepunch.

A exchange de criptomoedas Bitfinex e a emissora de stablecoins Tether colaboraram com o Hypercore e criaram coletivamente uma nova plataforma chamada Holepunch, que inicia lançando a versão Alpha de um app de mensagens e chamada de vídeo criptografada de ponta a ponta para respeitar a privacidade dos usuários.

O Keet deve facilitar chamadas de áudio e vídeo em tempo real, bate-papo de texto e compartilhamento de arquivos. Ela é baseada na tecnologia de banco de dados distribuído DHT, que permite aos usuários encontrar e se conectar uns com os outros para formar uma rede através de uma técnica chamada de Distributed Holepunching.

O aplicativo, que deve ser lançado para smartphones em breve, essencialmente permite que os usuários localizem e conectem usando apenas pares de chaves criptográficas mediante autorização. Esta abordagem tem sido bastante popular em um ambiente centralizado, por exemplo, o Zoom.

Passfolio

Apesar da existência de soluções orientadas à privacidade, o CTO da Tether e Bitfinex, Paolo Ardoino, afirma que uma tonelada de metadados ainda pode ser coletada. Ardoino, que foi nomeado como diretor de estratégia (CSO) da Holepunch, comentou,

“Com Keet, você pode falar com familiares, amigos, colegas de trabalho e estranhos sem a preocupação de ter governos grandes ou opressivos ouvindo suas comunicações ou colhendo seus dados”.

Holepunch e Keet

As três empresas têm trabalhado no projeto durante os últimos cinco anos. Além disso, a Bitfinex e a Tether também investiram quase 10 milhões de dólares no desenvolvimento da Holepunch e da Keet.

Atualmente, o protocolo Holepunch é de código fechado e continuará assim até a conclusão dos testes alfa supostamente para evitar que VCs (venture capitals) de Web3 copiem o projeto e adicionem uma altcoin em cima dele para “ordenhar a comunidade cripto”. A promessa é que o código fonte seja aberto no quarto trimestre de 2022, embora seja incerto sobre o que deve mudar em relação a possibilidade de outra empresa copiar o código e adicionar altcoins até lá.

Ardoino também revelou que uma adição de VPN também está no roadmap do projeto.

O Holepunch não dependerá de nenhuma blockchain. Em vez disso, a API de pagamentos embutida será executada através da Lightning Network (LN). As empresas interessadas em construir seus produtos na plataforma terão um sistema padrão de micropagamentos que também suportará os tokens Tether.

Mathias Buus, CEO da Holepunch Inc., explicou:

“Ao invés de retransmitir comunicações através de um servidor singular, como faz a maioria dos aplicativos de comunicação virtual de hoje, Holepunch é uma rede aberta de computadores que pode ser usada pelos colegas para se descobrirem uns aos outros”.

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br