Passfolio

Nas últimas semanas, tem ficado bastante em evidência não só no meio cripto, mas também em mercados tradicionais, a palavra “metaverso”.

Principalmente desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança no nome do Facebook para “Meta”, e de todo o seu plano de tornar a empresa um grande hub de metaverso, mesclando realidade física com o mundo virtual.

Não é por menos. O metaverso pode tornar realidade grandes e antigos anseios humanos relacionados à tecnologia.

O que antes só era possível de se imaginar ao assistir filmes como “Matrix”, por exemplo, hoje já existem CEOs anunciando sua proximidade com a realidade.

Passfolio

Pensando em como aproveitar oportunidades no metaverso através de tokens, independente de você querer jogar o jogo ou não, listamos 5 dos maiores games relacionados ao metaverso hoje. Vale conferir!

*Essa lista não é uma recomendação de investimento, apenas informa sobre os maiores projetos relacionados ao metaverso.

Decentraland (MANA)

Lançamento (público): 2020

Print do jogo Decentraland.
Print do jogo Decentraland.

Decentraland é uma plataforma de realidade virtual alimentada pela blockchain Ethereum que permite aos usuários e jogadores criar, experimentar e monetizar conteúdo e aplicativos.

Dentro do mundo virtual, os usuários compram lotes de terreno que podem posteriormente usar para construir algo e monetizar.

É engraçado que nesse jogo, os terrenos se valorizam de acordo com a movimentação de pessoas na rua. Quase como na vida real.

Desde então, os usuários criaram uma ampla gama de experiências em suas parcelas dos terrenos virtuais (LAND), incluindo jogos interativos, cenas 3D extensas e uma variedade de outras experiências interativas.

Decentraland usa dois tokens: MANA e LAND. MANA é um token ERC-20 que tem que ser queimado para adquirir tokens ERC-721 LAND (não fungíveis, conhecidos como NFT). Os tokens MANA também podem ser usados para pagar por uma variedade de avatares, vestimentas, nomes e muito mais no mercado Decentraland.

Axie Infinity (AXS)

Lançamento: 2018

Print do jogo Axie Infinity.

O Axie Infinity utiliza o formato “Play-to-Earn”, onde as pessoas podem ganhar dinheiro na vida real jogando um jogo virtual e, com o passar do tempo, cada vez mais novos recursos são introduzidos.

No jogo, é possível gerar receita a partir da venda de avatares (Axies), e futuramente terrenos, cosméticos e consumíveis. Além disso, o jogador pode ganhar o token SLP ao vencer batalhas contra outros jogadores.

Em vez de negociá-los, os jogadores também podem reproduzir suas criaturas digitais, chamadas “Axies”, queimando os tokens SLP e AXS.

Axie Infinity utiliza a tecnologia de NFTs e blockchain para possibilitar ganhos reais aos jogadores.

O universo do Axie Infinity é criado na rede Ethereum.

Para começar a se aventurar, é necessária a compra de, no mínimo, 3 criaturas ou participar de uma ‘scholarship’ como o Coingoback Play para jogar de graça dividindo os lucros com o dono dos Axies.

O preço do AXS varia de acordo com a popularidade do jogo e com a demanda dos jogadores ativos.

Modos de jogo:

  • Aventura (PvE): Jogador contra máquina (fases).
  • Arena (PvP): Jogador contra jogador (ranking).

Este modelo de negócio criou na rede Axie uma economia própria, que se sustenta no modelo em que os recém-chegados que desejam jogar precisam comprar Axie NFTs, enquanto os jogadores que já estão no jogo também são incentivados a criar novos Axies e lucrar com suas vendas. 

O hype em torno do jogo provocou uma forte alta no preço do seu token AXS, que vem valorizando bastante frente outras altcoins recentemente. 

The Sandbox (SAND)

Lançamento: 2011

Print do jogo Sandbox.
Print do jogo Sandbox.

Baseado em blockchain, Sandbox é um mundo virtual que permite aos usuários criar, construir, comprar e vender ativos digitais num formato de jogo.

Sandbox cria uma plataforma descentralizada para uma comunidade de jogos, que é possível através do formato DAO (organizações autônomas descentralizadas) e NFTs.

A plataforma busca introduzir a tecnologia blockchain em jogos convencionais, permitindo que os usuários sejam criadores e jogadores simultaneamente. 

Com os usuários no centro da criação de conteúdo, o Sandbox cria um metaverso de jogadores que contribuem para o desenvolvimento da plataforma. 

O token SAND permite a governança descentralizada (ou seja, os usuários compartilham suas visões e ideias sobre o desenvolvimento do projeto).

A indústria de jogos é um enorme mercado inexplorado quando se trata da adoção da tecnologia de blockchain. 

Ao criar um universo onde os jogadores podem criar e coletar ativos baseados em blockchain, o Sandbox pode evoluir bastante junto com o mercado.

Enjin Coin (ENJ)

Lançamento: 2018.

Print do Enjin Coin.
Print do Enjin Coin.

Enjin Coin é um projeto de infraestrutura da Enjin, empresa que fornece ecossistema de produtos de jogos interligados baseados em blockchain.

Um exemplo disso é a Enjin Network, plataforma de jogos sociais em que os usuários podem criar sites e clãs, conversar e hospedar lojas de itens virtuais.

Enjin permite que desenvolvedores de jogos tokenizem itens do jogo no blockchain do Ethereum, utilizando o token ERC-20, para apoiar os ativos digitais emitidos na sua plataforma.

Isso, basicamente, é o que permite que os itens possam ser comprados, vendidos e negociados com valores do mundo real.

Para criadores e usuários, emitir ativos em blockchain através da ENJ oferecem benefícios, como: criar utilidade nos jogos e aplicativos, garantir liquidez da instância, transparência e escassez.

Uma outra função do Enjin, a de “melting” (derreter), permite que usuários destruam seus ativos em blockchain e recuperem seu valor, tornando o token anti-inflacionário.

WAX (WAXP)

Logo do WAX.
Logo do WAX.

Possibilitado por ferramentas baseadas em blockchain no qual mercados de DApps (Aplicativos Descentralizados) e NFTs podem ser construídos, WAX é um blockchain criado para tornar as transações de e-commerce mais rápidas, simples e seguras (para ambas as partes, comprador e vendedor).

Seu mecanismo de consenso é bem diferente do usual, o DPoS (prova de aposta delegada).

Segundo a empresa, O mecanismo de Prova de Participação (PoS) delegado do WAX é 125.000 vezes mais eficiente em termos de energia e usa menos de 0,00001% da energia das redes de Prova de Trabalho (PoW), como Bitcoin e Ethereum.

A WAX, a partir de seus recursos personalizados e mecanismos de incentivo, busca otimizar a utilidade do blockchain para uso em e-commerce, com o objetivo de incentivar a votação de propostas, por exemplo.

A arquitetura blockchain do WAX suporta tempo de bloqueio de 500 milissegundos e transações de taxa zero para os clientes.

Também faz uso de recompensas de voto para incentivar a participação na seleção de produtores de blocos e propostas de melhoria.

Segundo seu site oficial, milhões de NTFs já foram transacionados em sua rede, incluindo coleções da Major League Baseball (MLB), liga profissional de beisebol dos EUA, além de marcas famosas de vídeo games e entretenimento como Capcom, Atari e Funko.

*Essa lista não é uma recomendação de investimento, apenas informa sobre os maiores projetos relacionados ao metaverso.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br