Cointimes Awards

Satoshi Nakamoto é um pseudônimo que já permanece anônimo por mais de uma década, mas existem vários suspeitos para o cargo.

Um suspeito em particular é o engenheiro de computação Wei Dai, o criador do sistema b-money e da biblioteca criptográfica Crypto ++.

Desde que a rede Bitcoin foi lançada em 2009, várias pessoas suspeitaram que Wei Dai poderia ter desempenhado o papel de Nakamoto.

Leia também:
++ Os muitos fatos que apontam para Hal Finney ser Satoshi
++ Os fatos que apontam para Dorian ser Satoshi

Alter - Criptoback

Wei Dai e Satoshi Nakamoto

Não sabemos quem está por trás da identidade real da pessoa ou grupo de pessoas que criou o Bitcoin.

Os criadores anônimos não apenas inventaram o conceito de criptomoeda, mas também conseguiram manter em segredo a identidade de Satoshi Nakamoto por mais de 11 anos.

Neste post vamos oferecer uma visão abrangente das evidências circunstanciais que podem apontar para Wei Dai ser Satoshi.

Dai é um cypherpunk bem conhecido e é mencionado na seção de citações no final do white paper do Bitcoin.

Alter - Criptoback

Na última década, vários especuladores assumiram que Dai poderia ser o criador da criptomoeda e alguns detetives de sofá tentaram amarrar os dois juntos como um.

Wei Dai cryptopp
Wei Dai (戴维) sempre manteve um perfil reservado.

Dai é o criador dos esquemas de algoritmos criptográficos para a linguagem de programação C ++ e ainda mantém o Crypto ++ até hoje.

Ele também escreveu sobre um sistema monetário semelhante ao Bitcoin e Satoshi Nakamoto creditou o b-money da Dai no white paper.

Uma das razões pelas quais as pessoas pensam que Dai desempenhou o papel de Nakamoto é porque o talentoso criptógrafo tem a inteligência para fazer isso.

Alter - Criptoback

Além disso, Dai criou uma biblioteca C ++ para funções criptográficas chamada Crypto ++ e ele ainda é membro da comunidade acadêmica e cypherpunk.

Dai também é um firme defensor da privacidade, até mesmo o New York Times descreveu o criptógrafo como um “engenheiro de computação intensamente privado”.

As teorias de Dai sobre a infraestrutura de um dinheiro eletrônico anônimo também podem ser encontradas na lista de e-mails dos cypherpunks muito antes do Bitcoin ser lançado.

O criptógrafo também criou um sistema de dinheiro eletrônico chamado “b-money” e é a razão pela qual ele é mencionado no white paper do Bitcoin.

Alter - Criptoback

Além de sua referência no white paper, Dai e Nakamoto também trocaram alguns emails em 2008, de acordo com documentos hospedados no gwern.net.

Email de Satoshi para Wei Dai
O Gwern.net hospeda alguns emails enviados para Dai em 2008 que foram originalmente publicados em um artigo do Sunday Times em 2014. No email mostrado acima, Satoshi explica que terminou a primeira versão do protocolo Bitcoin.

O b-money é um sistema interessante e Dai explicou em 1998 que a criptoanarquia de Tim May o “fascinou”.

“Ao contrário das comunidades tradicionalmente associadas à palavra ‘anarquia’, em uma criptoanarquia, o governo não é temporariamente destruído, mas é permanentemente proibido e permanentemente desnecessário”

“É uma comunidade em que a ameaça de violência é impotente porque a violência é impossível, e a violência é impossível porque seus participantes não podem ser vinculados aos seus nomes verdadeiros ou locais físicos”

Wei Dai na primeira seção do white paper do b-money.

Expandindo ideias

Dai já era um personagem bem estabelecido muito antes de Satoshi supostamente lhe enviar um e-mail para discutir conceitos de dinheiro eletrônico ponto a ponto.

Nos e-mails de 2008, os dois discutem Nick Szabo e Dai supõem que as conversas provam que Szabo não poderia ser Nakamoto.

Alter - Criptoback

Os e-mails entre Nakamoto e Dai foram originalmente publicados no editorial do Sunday Times de março de 2014.

“O motivo mais importante para eu pensar que Nick não é Satoshi, são as partes dos e-mails de Satoshi que são citadas no Sunday Times”, escreveu Dai.

Em 22 de agosto de 2008, Satoshi Nakamoto escreveu para Dai e disse:

“Fiquei muito interessado em ler a sua página sobre o b-money. Estou me preparando para lançar um white paper que expanda suas ideias em um sistema funcional completo.”

Além disso, as semelhanças de entropia entre o texto escrito de Wei Dai e Satoshi Nakamoto também aumentam a lista de evidências de que Dai pode ser o misterioso criador.

Alter - Criptoback

A única pessoa que pontuou mais que Dai foi o ex-desenvolvedor do Bitcoin Core, Gavin Andresen. Craig Wright, o autoproclamado Satoshi que ainda não se provou, tem 12 pessoas à sua frente depois de Dai.

Satoshi dando créditos a precursores do Bitcoin
“Bitcoin é uma implementação da proposta de b-money de Wei Dai em 1998 e da proposta de Bitgold de Nick Szabo.”, disse Satoshi no fórum BitcoinTalk em julho de 2010.

Alguns especuladores à caça de Satoshi Nakamoto acreditam que o criador do Bitcoin poderia facilmente ter desempenhado dois papéis com qualquer um de seus correspondentes.

Só porque Wei Dai e Nakamoto tiveram conversas, isso não significa que as pessoas não assumiram que eles podem ser a mesma pessoa.

Outras pessoas que se envolveram com Nakamoto também foram consideradas “suspeitos de Satoshi” como Hal Finney, Nick Szabo, James Donald, Gavin Andresen e outros.

Alter - Criptoback

Além de meras circunstâncias e coincidências, não há realmente uma prova decisiva apontando para Dai ser Nakamoto e ele também nunca assumiu ser.

Você acha que Wei Dai poderia ser Satoshi? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


Quer entender como surgiu, o que é essa moeda que todo mundo está falando e se ela realmente é uma nova esperança para todo o mundo? Escute o nosso podcast Conexão Satoshi:


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br