A plataforma blockchain do governo indiano para rastrear café teve uma adoção significativa. Mais de 30.000 cafeicultores se inscreveram apenas alguns meses após o lançamento.

Notícias recomendadas:
++ Fazendeiros trocam moeda estatal por criptomoeda
++ Compras de Bitcoin na Argentina batem recorde

Em março deste ano, o Conselho de Café da Índia (CBoI) fez parceria com a empresa de software Eka Software Solutions para lançar uma plataforma blockchain. Agricultores, exportadores, curadores, torrefadores e compradores internacionais poderiam registrar-se e comercializar café.

Estação do café compensa o início lento

A resposta foi morna durante seu lançamento em março. Apenas 23 agricultores se registraram na plataforma, perfazendo 100 toneladas das 320.000 toneladas de café da Índia.

No entanto, foi no período de entressafra. Quando a nova temporada começou, que dura de novembro a março, suas fortunas mudaram. Mais de 30.000 agricultores se inscreveram após apenas 8 meses do lançamento.

Garantindo a consistência com blockchain

A qualidade do café é muitas vezes determinada pela região de origem, e a produção de café da Índia caiu 10% de 2016 a 2018. Como 70% do café é exportado, o governo espera aumentar as vendas, garantindo que os consumidores possam verificar a fonte do café. O próprio CBoI começará a enviar certificados verificáveis na plataforma.

Tradicionalmente, os cafeicultores vendem seu café através de intermediários há décadas. Os agentes costumam ter um corte de 5 a 10% para conectar os compradores aos agricultores, e os agricultores recebem menos de 5% do dinheiro por cada xícara de café vendida. O governo espera remover a necessidade de agentes para que os agricultores recebam melhores preços.

Além de interromper a cadeia de suprimentos de café, os agricultores podem começar a implantar contratos inteligentes. Eles podem criar acordos juridicamente vinculativos na plataforma com compradores sem a necessidade de um contrato legal. Ele usa a funcionalidade Smart Contract da Ethereum e inclui informações, qualidade e quantidade da contraparte.

Fonte: beincrypto.