O mercado cripto como um todo já está em queda, mas, surpreendentemente, a dogecoin é uma das criptomoedas que foi mais resistente até o momento. Porém, existe um motivo para os detentores de DOGE enfrentarem uma baixa ainda mais profunda.
De acordo com dados da Santiment, apenas 40% das dogecoins foram compradas a preços inferiores a 15 centavos de dólar, ou seja, 60% das DOGEs estão atualmente no prejuízo.
Você pode estar se perguntando por que isso seria preocupante, e não imediatamente entendido como um potencial indicador de fundo. Bom, realmente ninguém pode dar certeza quando falamos de uma criptomoeda tão imprevisível, mas algumas informações devem ser pontuadas.
A primeira é que um único endereço detém 23% de todas as moedas da rede e ele está ativo, inclusive realizou um envio de 200 milhões de DOGE na última semana. A concentração é certamente um sinal negativo e preocupante.
O outro é que esse nível tão baixo só foi visto no crash do covid-19, em março de 2020, e um certo comportamento das “baleias” e “sardinhas” está se repetindo.
“Endereços com saldos acima de 100.000 e menos de 1.000.000 de dogecoins estavam vendendo cedo, mais precisamente na primeira alta para 6 centavos. Seu saldo caiu de 9,1% para 7,33% de todas as moedas em circulação. Da mesma forma, o grupo de endereços com 1m-10m fez o mesmo.
Por outro lado, os endereços com mais de 10 milhões de moedas passaram de 74% para 78% durante a alta e estão em um nível semelhante hoje. Presumo que existam vários endereços de exchanges contidos neste grupo e que foi e ainda é o destino final para alguns dogecoins.”, escreve a última análise da Santiment.
Historicamente, os holders de dogecoin mostraram mãos fracas, enquanto as baleias mostraram resistência, o que é preocupante para a concentração. Se um único participante do mercado resolver vender tudo, a DOGE colapsa.
O mercado aguarda a continuação da queda ou a viralização de novos memes. Definitivamente algo curioso para prestar atenção. Elon Musk está aí?
Leia mais: