O presidente da cidade privada Próspera e o presidente de Madeira anunciaram a adoção oficial do Bitcoin como moeda. Além disso, uma senadora no México está buscando o mesmo feito no país da América Central.

Durante a palestra de Samson Mow, ex-CSO da Blockstream, agora focado em fomentar a adoção do Bitcoin por nações soberanas, veio o anúncio de Próspera e Madeira.

Na Conferência Bitcoin 2022, organizada pela Bitcoin Magazine, Mow começou a sua apresentação anunciando a sua nova empresa, Jan3, cujo nome faz referência a data do bloco gênesis do Bitcoin e tem como objetivo acelerar a “hiperbitcoinização”.

Encerrando a sua jornada na Blockstream, Mow começa a Jan3 com anúncios interessantes, incluindo um investimento de US$21 milhões (em uma avaliação da empresa em US$100 milhões) e dois projetos bem sucedidos.

A cidade privada de Próspera

Joel Bomgar, presidente da Próspera, foi convidado ao palco da Conferência Bitcoin 2022 para explicar mais sobre os anúncios relacionados ao Bitcoin nesta cidade.

Joel Bomgar anunciando a adoção do Bitcoin por parte de Próspera. Reprodução/Youtube.
Joel Bomgar anunciando a adoção do Bitcoin por parte de Próspera. Reprodução/Youtube.

A cidade-estado de Próspera, em Honduras, é governada por uma empresa. De acordo com Bomgar, o Bitcoin poderá circular como uma moeda oficial dentro da cidade, e isso significa que não há impostos sobre ganho de capital, e os impostos locais podem ser pagos em BTC.

Além disso, dentro da Jurisdição de Próspera qualquer empreendedor poderá abrir a sua empresa focada em Bitcoin usando a regulamentação de sua escolha, contanto que haja conformidade com as leis anti-lavagem de dinheiro.

O presidente da Próspera também está seguindo os passos de El Salvador em relação à captação de dinheiro de investidores estrangeiros com Bitcoin Bonds, um modelo de títulos públicos inventado por Samson Mow.

“A partir de hoje, a Jurisdição de Próspera pode capacitar outros municípios em Honduras ou outras empresas ou subdivisões políticas fora dos Estados Unidos a emitir Bitcoin Bonds de dentro da Jurisdição de Próspera.

Este instrumento financeiro incrivelmente inovador, criado por Samson, é uma ótima forma de trazer investimentos estrangeiros para as partes do mundo que mais precisam. E dentro de Próspera o mecanismo para fazer isso é completamente compatível com as leis anti-lavagem de dinheiro.”

E, por último, a empresa que governa Honduras está emitindo um security token para permitir que investidores credenciados possam investir na cidade-estado.

Madeira, a ilha onde nasceu Cristiano Ronaldo

Samson Mow anunciou a adoção do Bitcoin por parte de Madeira, em Portugal. Reprodução/Youtube.
Samson Mow anunciou a adoção do Bitcoin por parte de Madeira, em Portugal. Reprodução/Youtube.

O presidente de Madeira, uma região autônoma de Portugal, também esteve presente na mesma apresentação para explicar detalhes da adoção do Bitcoin por lá.

“Como [representante do] governo e como presidente, eu acredito no futuro e eu acredito no Bitcoin.”, disse em sua apresentação Miguel Albuquerque.

Bitcoiners sob o governo regional de Madeira não estarão sujeitos ao pagamento de imposto de renda, garantiu Albuquerque. Além disso, o presidente afirmou que estaria oferecendo “condições fantásticas” para quem quisesse ir morar na região: os menores impostos de Portugal para corporações.

“Eu devo dizer para vocês que eu, Samson e Jan3 vamos continuar trabalhando para o futuro e para construir em Madeira um ambiente fantástico para o Bitcoin.”, concluiu.

México avança em sua tentativa de adotar o Bitcoin

Os anúncios não param com Honduras e Portugal, já que a senadora mexicana Indira Kempis deu atualizações sobre a sua luta, ainda sem sucesso, para tornar o Bitcoin legal tender no México.

Indira Kempis
Senadora Indira Kempis faz apelo ao presidente do México. Reprodução/Youtube.

“No México, 67 milhões de pessoas não estão incluídas no nosso sistema financeiro, Bitcoin é a solução para este problema. Com inclusão financeira e educação financeira, os mexicanos podem ter uma melhor qualidade de vida e podemos reduzir a desigualdade social no país.”, disse a política.

Kempis disse que tem entregue propostas legislativas para tornar a inclusão financeira e a educação financeira como direitos constitucionais. Além disso, promete que em dois meses proporá que as regulamentações para fintechs e leis monetárias mudem.

A mudança na lei monetária, claro, incluiria a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal no México. Por fim, ela faz um apelo para que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, apoie a proposta.

Mas qual a sua opinião sobre regiões soberanas, cidades-estados e países adotando o Bitcoin como moeda oficial? Deixe um comentário abaixo e compartilhe esta matéria nas redes sociais.

Leia mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br