O idealizador da plataforma Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que a XRP é melhor do que o Bitcoin. Será que ele tem razão?
A afirmação veio o em resposta ao pesquisador e engenheiro de software Pierre Rochard, que defendia o Bitcoin como uma stablecoin ideal.
Rochard fez o upload de um gráfico comparando o Bitcoin com ele mesmo, querendo dizer que 1 bitcoin sempre valerá 1 bitcoin.
Vitalik responde dizendo que ele acha que Rochard deveria usar o gráfico da XRP, pois “soa mais como dinheiro”.
Adicionando que a Ripple tem parcerias com várias instituições e que por esses motivos o token seria melhor.
Primeiro vamos aos fatos, a XRP é um misto entre criptomoeda e sistema centralizado. Para quem tem dúvidas sobre o token ou o que a Ripple Labs faz, veja o post abaixo:
E a empresa por trás desse Frankenstein criptográfico quer “apenas” substituir o sistema legado de transferências internacionais usado pelos bancos, o Swift. Tal sistema movimenta alguns trilhões de dólares diariamente é extremamente ineficiente.
Se a Ripple e seus produtos conseguirem tomar apenas um pequeno espaço nesse mercado, bom, poderemos ver a rede Ripple e eventualmente o token XRP se valorizando absurdamente.
Vale lembrar que em 2013 Vitalik escreveu um artigo para a Bitcoin Magazine chamado de “The New Kid on the Block” onde ele explana os motivos para ver a XRP como uma alternativa viável, além de contar a história da companhia por trás do projeto.
Vitalik estaria correto?
Primeiramente, o criador do Ethereum estava sendo sarcástico, apesar disso sua afirmação tem um fundo de verdade em alguns pontos.
WhalePanda, ferrenho defensor do Bitcoin criticou o projeto do Ethereum, falando sobre sua política monetária imprevisível e centralização das decisões sobre o protocolo:
True, can't do that with ETH/ETH because you don't know if it's ETH1.0/ETH1.0 or ETH1.0/ETH2.0 which obviously don't have the same value. ¯_(ツ)_/¯
— WhalePanda (@WhalePanda) February 24, 2019
And Bitcoin and XRP have a predictable monetary policy. With $ETH it's just a handful of people on a call that decide it on a whim.
A verdade é que o criptoativo XRP tem um DNA completamente diferente das demais criptos, ele foi criado para integrar os produtos da RippleNet o que torna essencialmente diferente do Bitcoin.
Compará-los em alguns casos não faz sentido algum. Quem irá ser predominante no futuro? Isso é extremamente complicado de responder, mas creio que o mercado tem espaço para os dois.
O Bitcoin é a criptomoeda mais resistente do mercado, enquanto a Ripple (XRP) é muito mais eficiente e atraente para os bancos.
O que você dessa afirmação do Vitalik? Qual sua opinião sobre o tema? Deixe nos comentários.