Não é de hoje que a senadora Elizabeth Warren faz críticas infundadas ao Bitcoin e às demais criptomoedas, principalmente na questão de supostamente serem ferramentas para atividades criminosas.

Em uma audiência no senado americano na quinta-feira (17), Warren questionou sobre o uso de criptomoedas pelos oligarcas russos para evitar sanções, mas não deixou Jonathan Levin, co-fundador da Chainalysis, terminar de responder.

Veja o vídeo legendado abaixo:

Após essa breve discussão, que poderia levar a senadora a entender o porquê ela estava errada sobre as criptomoedas, ela parte para fazer perguntas para quem já concorda com a sua visão e conclui:

“Então ninguém pode argumentar que a Rússia pode evitar todas as sanções ao mover todos os seus ativos para criptomoedas. Mas para os oligarcas de Putin, que vão tentar esconder, você sabe, um bilhão ou dois, algumas centenas de milhões, criptomoedas parecem uma opção muito boa. E é por isso que hoje eu estou introduzindo a minha Lei de Aprimoramento de Conformidade com Sanções de Ativos Digitais.”

Como já noticiamos anteriormente, o seu projeto de lei mira desenvolvedores de carteiras de criptomoedas, além de corretoras e outros participantes do mercado. Segundo os executivos do Coin Center, especialistas na área jurídica que abrange os criptoativos, se trata de um projeto desnecessário, exagerado e inconstitucional.

Para o analista e trader de bitcoin Willy Woo, com cerca de 1 milhão de seguidores, a senadora simplesmente passou vergonha.

Tweet de Willy Woo sobre Elizabeth Warren
Opinião de Willy Woo sobre a atitude da legisladora americana

O próprio Tesouro dos EUA concordaria com os bitcoiners

Não é incomum que os legisladores estejam desatualizados e mal informados sobre questões diversas ao tentar escrever uma lei que afeta a vida de milhões de pessoas, e esse é apenas mais um dos casos.

Aparentemente a Elizabeth Warren não estava ciente do último relatório do Tesouro dos Estados Unidos, que estudou as principais preocupações do uso de cripto para lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas. Estas foram algumas das suas conclusões:

“O uso de ativos virtuais para lavagem de dinheiro permanece muito abaixo da moeda fiduciária e métodos mais tradicionais.”

–A Avaliação Nacional de Risco de Lavagem de Dinheiro de 2022, página 41

“O uso terrorista de ativos virtuais parece permanecer limitado quando comparado a outros produtos e serviços financeiros.”

–A Avaliação Nacional de Risco de Financiamento do Terrorismo de 2022, página 23

“Não há evidências de que uma rede de proliferação tenha usado um ativo virtual para adquirir um bem ou tecnologia específica sensível à proliferação [de armas]…”

–A Avaliação Nacional de Risco de Financiamento da Proliferação de 2022, página 29

Se a autoridade mais importante dos Estados Unidos em relação às atividades ilícitas não está preocupada com as criptomoedas (e nem a Casa Branca), por que a senadora falsa índia está?

Veja também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.