O baixo desempenho do ETH em relação ao BTC pode vir do medo de que grandes quantidades de ether sejam liquidadas em resposta à atualização Shanghai.
Assim como o Bitcoin, que está marcando 61 pontos (ganância) em seu Índice de Medo e Ganância, o Ethereum obteve uma classificação otimista pelo Sentiment Score do InvestorsObserver, que mediu o desempenho do Ethereum durante os últimos cinco dias por volume e movimento de preços.
Essas métricas fornecem uma visão rápida e de curto prazo do desempenho recente da indústria cripto sob o olhar de satisfação dos usuários. Isto pode ser útil tanto para investidores de curto prazo que procuram aproveitar a recuperação quanto para investidores de longo prazo que tentam comprar na baixa.
Embora o bitcoin tenha subido quase 43% este mês, o ether valorizou em 36%. Os números parecem promissores, mas o ether se tornou deflacionário há semanas, com o aumento líquido de fornecimento se tornando negativo pela primeira vez em mais de um mês. Isto significa, basicamente, que o Ethereum tem passado por uma diminuição de oferta circulante, na qual mais moedas são queimadas do que emitidas por dia.
Uma das razões para o baixo desempenho do Ethereum poderia ser o posicionamento defensivo dos usuários em antecipação à atualização Shanghai, que está prevista para março e permitirá que os usuários retirem seus ETH do staking.
A preocupação aqui seria que o aumento da oferta circulante da moeda vai desencadear uma venda massiva, o que poderia impactar negativamente o ETH. Entretanto, a opinião dos especialistas tem variado bastante sobre esse assunto, e as especulações sobre o movimento de curto e longo prazo do ETH continuam sendo apenas especulações.
Saiba mais: Próxima atualização do Ethereum inspira previsões no mercado
Ainda assim, alguns analistas acreditam firmemente que o sentimento de pressão só vai aumentar nas semanas que precedem a atualização, fazendo com que a performance do eth em relação ao bitcoin fique ainda mais discrepante.
Além disso, o Bitcoin ainda é visto como porta de entrada para a indústria cripto, havendo uma preferência entre ele e o ETH. Esse movimento fica ainda mais acentuado em momentos como a presente recuperação do mercado, que não implica em um mercado de altas em si, mas com o interesse e a ganância entre investidores aumentando junto com os preços, o maior beneficiário continua sendo o BTC.
Leia também: