Em entrevista para Naomi Brockwell, uma conhecida produtora e youtuber, Edward Snowden discutiu sobre criptomoedas, privacidade e seus questionamentos sobre o desenvolvimento do Bitcoin.

Apesar de acreditar que as moedas digitais são “inevitáveis”, o famoso ex-NSA disse que a maior dúvida que ele tem é por que os desenvolvedores estão demorando tanto para resolver os problemas que as criptomoedas têm hoje.

Ao ser perguntado sobre qual seria o futuro das moedas, se “a vencedora” seria o Bitcoin ou outra criptomoeda – Zcash, por exemplo, já foi citada pelo analista de sistemas como uma boa alternativa – Snowden respondeu que até mesmo governos reconheceram que o futuro será digital.

“Eu acho que será inevitável, na verdade, já vimos Estados reconhecerem que a moeda digital será o próximo estágio do dinheiro. Eles estão tentando criar concorrentes agora eficazes para o bitcoin. Acho que eles não estão escondendo o fato.

Eles estão criando as chamadas moedas digitais de banco central (CBDCs), que são apenas uma versão reformulada das moedas fiduciárias. Eles realmente não têm propriedades desejáveis para o público em geral, além do governo ser capaz de dispersar de forma mais eficaz os pagamentos de estímulo.”

No entanto, embora essa pareça ser uma vantagem, as pessoas não percebem que estão sendo taxadas de um jeito novo, porque esse pagamento auxiliar está desvalorizando a moeda de uma forma geral, disse ele.

Cointimes Awards

Ele adicionou que a previsível e decrescente taxa de emissão do Bitcoin é um avanço nesse sentido. No entanto, segundo ele, ainda existem problemas com a criptomoeda.

O Bitcoin não suporta – em primeira camada – todas as transações do mundo, e além disos, não possui um nível tão alto de privacidade. “Infelizmente, a rede Bitcoin existente não oferece as proteções de privacidade realmente necessárias para esses tipos de transações”, acrescentou, dizendo:

“Eu acho que deveria, e poderia. Está claro para mim que os desenvolvedores perceberam que isso deveria ser feito – [Eles] não se moveram para fazer isso, o que é intrigante para mim, porque agora eles tiveram anos para fazer isso.”

Snowden continuou argumentando que, quando está discutindo o assunto da inevitabilidade dessa transformação em direção à moeda digital, ele “não está escolhendo vencedores e perdedores”.

“Eu não tenho um cavalo, nem me preocupo com quem vai ganhar além [do que] eu acho que o mundo precisa é um meio verdadeiramente independente de permitir transações privadas”, disse Snowden a Brockwell.

“Se isso é bitcoin, ótimo – fabuloso. Eu uso bitcoin, já usei bitcoin antes, vou continuar a usar bitcoin. Mas é muito difícil para mim usar bitcoin e, no entanto, isso é uma grande melhoria para cartões de crédito, que não posso usar porque essas redes nem são pseudônimas, como uma transação de bitcoin seria.”

Snowden concluiu que a comunidade da criptomoeda tem algumas falhas bem conhecidas, mas não vê nenhuma razão para dizer que não podem ser resolvidas. Ele pode ver que há muitos grupos trabalhando tanto na taxa de transferência fora da cadeia quanto na cadeia. Mas, no final do vídeo, Snowden fez a pergunta: “Por que vocês [desenvolvedores] estão demorando tanto?”

Cointimes Awards

Em uma aparente resposta indireta, o desenvolvedor do Bitcoin Jameson Lopp tuitou que enquanto dizem que o desenvolvimento estagnou, o review das principais implementações do ano ficou tão longo que não cabe em um email.

A maior parte das inovações estão centradas na Lightning Network, solução de segunda camada para o blockchain do Bitcoin, que permite transações mais rápidas, baratas e privadas.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br