Cointimes

‘Solana está morta e irá a zero’, diz entusiasta do Ethereum

Solana colapsando

Por mais que 2022 esteja sendo um péssimo ano para todos os criptoativos, a estrela de 2021 está numa situação particularmente caótica. Será que ela conseguirá se recuperar?

A máxima histórica da solana foi atingida em novembro de 2021, quando a criptomoeda era negociada por 260 dólares. Hoje, ela vale mais de 9 dólares, uma queda de 96%. O desempenho anual da moeda não é muito diferente, tendo perdido mais de 94% do seu valor desde janeiro. 

“A razão principal para que qualquer coisa tivesse tido sucesso na Solana foi que a FTX cometia fraudes e roubava fundos de usuários para investir em projetos na Solana. Agora, todo esse dinheiro se foi, e a FTX estará para sempre negativamente associada à Solana”, disse James Spediacci, um apoiador do Ethereum, num fio publicado no Twitter.  

Segundo ele, a Solana está morta e seu token nativo irá a zero. Como indicativos dessa tendência, Spediacci compartilhou a notícia de que DeGods e y00ts, os dois maiores projetos NFT na Solana, estão abandonando a blockchain e indo para a Polygon, uma solução em segunda camada construída sobre a rede Ethereum. 

Além disso, conforme noticiamos à época, 70% do TVL (valor total bloqueado, na sigla em inglês) da Solana chegou a ser composto por uma fraude executada por dois irmãos. Sendo assim, Spediacci alega que a Solana não passa de uma grande fraude destinada ao oblívio.

Será mesmo?

Obviamente, acusações tão graves causariam uma resposta enérgica dos entusiastas da Solana. Gus, um desenvolvedor da rede e co-fundador de uma rede de créditos de carbono construída sobre ela, não deixou barato:

“O Ethereum precisa de sidechains para escalar. A rede só conseguirá fazer 100.000 TPS (transações por segundo). A Solana pode escalar por conta própria. Ela atingirá 1,2 milhão de TPS com o Firedancer e anulará o trilema da blockchain (velocidade, escalabilidade e segurança). Este fio não é nada além de especulação de mercado e FUD [sigla em inglês para medo, incerteza e dúvida]. Façam suas [próprias] pesquisas!”

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading