Com as festas de fim de ano chegando, muitos familiares e colegas de trabalho começam a preparar aqueles eventos para as brincadeiras tradicionais de Natal. E você, já começou a pensar no presente que você pode dar?

Ao pensar em um presente ideal, duas coisas devem ser consideradas, na utilidade para o presenteado e no custo de presentear.

O custo deve ser minimizado ao máximo, sempre pesquisando por opções mais baratas, enquanto a utilidade do presente deve ser a maior possível, e isso depende muito de pessoa para pessoa.

Neste artigo vamos focar em presentes para bitcoiners, aquelas pessoas que possuem grande interesse em Bitcoin.

Neste post você vai encontrar presentes muito relevantes tanto para novatos em criptomoedas, quanto para entusiastas experientes, sem gastar tanto dinheiro para isso.

1. Livros

Que tal dar livros? Muitas pessoas falam que querem começar a ler, mas nunca começam, e seu presente pode ser o empurrãozinho que faltava.

Livros são incrivelmente úteis e não possuem um preço tão alto, fazendo deles excelentes alternativas de presentes.

Bitcoin – A moeda na era digital

Esse é um livro essencial para todos que gostam de criptomoedas e mais especificamente do Bitcoin.

Com avaliação de 4,5 na Amazon, o livro é uma boa pedida para o final de ano.

Investigando Criptomoedas (em inglês)

O melhor livro para dar ao seu amigo mais geek/nerd. Investigando criptomoedas mostra os conceitos criptográficos básicos do Bitcoin e ensina como investigar transações de criptomoedas.

Não é um livro para todo mundo, porém pessoas com tendências mais técnicas vão amar.

Já fizemos um review do Investigating Cryptocurrencies no Cointimes que você pode conferir.

Mastering Bitcoin

Um dos melhores livros já escritos sobre Bitcoin. O Mastering Bitcoin inspirou outras obras como Mastering Monero e o Mastering Ethereum.

Com nota de 4,7, Mastering Bitcoin é descrito como um “livro fantástico”. É um livro bem técnico, que vale o tempo de cada página lida.

2. Uma carteira segura

Essa é de longe a opção mais cara da lista, mas também pode ser o melhor presente, cada um deve fazer a análise do que cabe no bolso para dar o melhor presente possível no Natal.

Quando você apresenta as criptomoedas para seus amigos ou familiares, a última experiência que você quer ter é ver eles perdendo dinheiro por algum erro ou falha comprometedora.

Muitos novatos acabam perdendo bitcoins com carteiras online, por exemplo, trocando a segurança pela praticidade de usar uma carteira dessas, alguns acabam sendo alvo de hackers.

Atualmente as hardware wallets oferecem a maior segurança e portabilidade. Ou seja, são excelentes para realizar transações simples e armazenar moedas com o máximo de segurança.

Compre a hardware wallet Trezor T pela revendedora oficial no Brasil e dê um presente realmente seguro.

3. Bitcoins (com a função time-lock transaction)

Muitos acreditam no poder do HODL, e portanto em uma grande valorização do Bitcoin no longo prazo. Então por que não aproveitar isso para presentear muito gastando pouco?

Com contratos inteligentes, existe uma maneira de “forçar”, por exemplo, seu sobrinho gastão a poupar. Com nLocktime ele simplesmente não consegue usar seus bitcoins de presente em Coca Cola até os 18 anos.

A função nLocktime permite isso desde a criação da primeira versão do Bitcoin, mas você também pode optar por outra função, a OP_CHECKLOCKTIMEVERIFY (OP_CLTV), amplamente usada na Lightning Network.

NLock Time para prender bitcoins para presente de amigo secreto
“Moedas só serão liberadas depois de uma certa data”

É basicamente um contrato inteligente conhecido como time-lock transaction. Ele libera os fundos para um endereço depois de que um determinado bloco seja minerado.

E então você escolhe quantos bitcoins separar para o presente futuro, você pode até levar em consideração uma possível valorização como desculpa para gastar pouco.

4. Camisas, bonés ou chaveiros de Bitcoin

O All Things Decentral reúne produtos descontraídos para entusiastas de criptomoedas, desde camisetas, canecas, artes, e até roupinhas de bebê para presentear uma cripto-Mamãe ou um cripto-Papai.

E claro, você pode comprar tudo com aqueles bitcoins que você já segura a anos.

Camisa cinza sobre cripto para amigo secreto
“Introvertido mas disposto a discutir sobre cripto”

5. Cointimes Research

Por último, mas não menos importante, se você quiser presentear um investidor (ou um futuro investidor), nada melhor do que mostrar o poder da educação.

Talvez melhor do que entregar bitcoins para um amigo, seja mostrá-lo como conseguí-los por conta própria, dando todos os meios necessários para a compreensão da tecnologia, oportunidades e estratégias.

Investir em educação pode ser realmente uma mudança de vida. Você pode comprar esse relatório completo clicando aqui Cointimes Research #01.

Dica Plus – Para os atrasados

Está sem tempo, o sedex não chegou? E agora? Calma, o Bitcoin pode te salvar nessa.

Melhor do que um gift card, dê frações de Bitcoin em uma paper wallet bem maneira.

Você só precisa de uma boa impressora e alguns minutos de leitura no tutorial – Como fazer uma paper wallet!

Pesquisando pela internet, você vai achar diversos designs diferentes.

Gostou das sugestões? Deixe nos comentários um presente que você gostaria de ganhar que envolvesse Bitcoin e criptomoedas.