Um dos bancos mais antigos na Ucrânia, o Tascombank, está lançando um projeto piloto de testes de moedas digitais com base na Stellar, sobre uma versão eletrônica da hryvnia – moeda local.

O hryvnia eletrônico será construído e testado na rede Stellar e implantado por meio do sistema de gerenciamento de moeda digital (DCMS) da plataforma fintech global, Bitt.

De acordo com um comunicado publicado dia 14 de dezembro pelo banco, o piloto testará a eficácia da moeda digital na folha de pagamento de funcionários públicos, pagamentos ponto a ponto e pagamentos de comerciantes.

Desenvolvimento da moeda digital ucraniana

Valeriy Danilenko, vice-presidente do Tascombank responsável pelo comércio eletrônico, disse que o piloto é apoiado pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia e que todas as “atividades de dinheiro eletrônico” do banco comercial estão sob a supervisão regulatória do banco central, NBU.

Passfolio

De acordo com o comunicado, o hryvnia eletrônico será construído de acordo com a legislação de dinheiro eletrônico existente na Ucrânia, e o piloto está previsto para começar em 2022.

“Nosso objetivo é conduzir um piloto no menor tempo razoável e estamos trabalhando nisso junto com parceiros e partes interessadas na Ucrânia”, disse Danilenko. Ele não especificou a duração do teste.

Moedas digitais de bancos centrais ao redor do mundo

As autoridades monetárias em todo o mundo estão ampliando as pesquisas e testes de moedas digitais do banco central (CBDC).

De acordo com o rastreador CBDC do Atlantic Council, cerca de 80 países estão explorando ativamente moedas digitais apoiadas por bancos centrais.

Mais recentemente, em novembro, a Nigéria lançou o eNaira, registrando cerca de 500.000 downloads de carteiras nas primeiras três semanas.

Em outubro, o Banco Central Europeu deu início a uma experiência de dois anos em um CBDC de varejo, que pode ser usado pelos consumidores para fazer ou receber pagamentos.

A China é o país mais avançado no desenvolvimento de uma moeda digital própria, com intenção de usá-la nas olimpíadas de inverno em fevereiro de 2022, já em grande escala, levantando, inclusive, preocupações de agências internacionais ao redor do mundo.

A Ucrânia também está preparando as bases para o possível lançamento de um hryvnia eletrônico. No início de julho, o parlamento do país aprovou uma lei que regulamenta os métodos de pagamento que listava um futuro CBDC na mesma categoria de dinheiro ou dinheiro eletrônico.

No final de julho, o presidente Volodymyr Zelensky sancionou um projeto de lei que permitiria ao NBU emitir um CBDC.

O próximo piloto “servirá como base tecnológica para a emissão de dinheiro eletrônico e é o próximo passo importante para promover a inovação de infraestrutura financeira e de pagamento na Ucrânia”, disse Oleksandr Bornyakov, vice-ministro de transformação digital da Ucrânia, no comunicado.

O comunicado também disse que o piloto testará o caso de uso da folha de pagamento programável com funcionários da Diia, uma empresa pública de soluções de TI na Ucrânia. 

Danilenko disse que o Tascombank ainda está considerando o número de usuários que participarão do projeto piloto, já que cidadãos, comerciantes e instituições estão envolvidos.

O que é Stellar?

Stellar é uma rede aberta que permite que o dinheiro seja movido e armazenado.

Quando foi lançada em julho de 2014, um de seus objetivos era impulsionar a inclusão financeira, alcançando o mundo sem bancos – mas logo depois, suas prioridades mudaram para ajudar as empresas financeiras a se conectarem umas às outras por meio da tecnologia blockchain.

O token nativo da rede, lumens (XLM), serve como uma ponte que torna mais barato o comércio de ativos através das fronteiras. Tudo isso visa desafiar os provedores de pagamento existentes, que muitas vezes cobram altas taxas por um serviço semelhante.

Se tudo isso soa familiar, é importante notar que Stellar foi originalmente baseada no protocolo Ripple Labs. A blockchain foi criada como resultado de hard fork e o código foi reescrito subsequentemente.

Stellar (XLM) se encontra atualmente na posição #27 em capitalização de mercado entre as criptomoedas, segundo o CoinGoLive.

Com um market cap de aproximadamente US$ 6,5Bi, tendo pouco menos de 50% de seu supply total como oferta circulante e uma dominância líquida de 0,0061% sobre as moedas top 100, também de acordo com dados do CoinGoLive.

XLM atualmente está sendo negociada por US$ 0,26.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.