Passfolio

O Banco Central sueco argumenta que as criptomoedas carecem de estabilidade suficiente para funcionarem como uma reserva de valor, meio de troca ou unidade de conta.

Seguindo as muitas autoridades monetárias que vêm descartando o potencial do bitcoin como dinheiro, o Riksbank, o Banco Central da Suécia, explicou a razão de sua rejeição em uma thread no Twitter.

O banco sugere que uma moeda adequada deve efetivamente funcionar como reserva de valor, meio de troca e unidade de conta, e como as criptomoedas não conseguem servir a essas três funções primárias, elas se assemelham mais a ativos.

No entanto, se o dinheiro pode armazenar valor, seu poder de compra permanecerá aproximadamente o mesmo ao longo do tempo, sendo resistente à alta inflação, mas até mesmo o dólar americano está começando a sofrer com isso – visto que sua população está gastando muito mais e comprando muito menos.

Passfolio

O bitcoin também pode ser considerado mais palpável, em comparação com a moeda fiat, como meio de troca, uma vez que poucos comerciantes aceitam pagamentos diretos de Bitcoin. Mas é possível observar progressos lentamente sendo feitos nesta frente. 

“O preço do Bitcoin tem tido um alto grau de volatilidade e é, portanto, um preservador relativamente ruim,” explica o Riksbank.

O Bitcoin ainda é considerado impróprio como uma unidade de conta, o que se deve em grande parte à sua volatilidade. Em El Salvador, o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, os produtos ainda são majoritariamente cotados em dólares americanos.

Leia também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.