Breaking News  
Bitcoin é o Bandersnatch – Você não está no controle Cultura

Bitcoin é o Bandersnatch – Você não está no controle

Bandersnatch da Netflix tem muito mais a ver com o Bitcoin do que você imagina

Gabriel Grin Hayward
Gabriel Grin Hayward

Bandersnatch  é o filme da Netflix derivado da série Black Mirror, que trata de futuros distópicos . Um tema que inclusive foi abordado algumas vezes no Cointimes.

Nesse novo filme a plataforma foi muito além e criou uma experiência interativa, permitindo que você decida o futuro do filme por meio de ações no seu controle de TV. Veja o clip para entender mais sobre a dinâmica:

Você começa escolhendo qual cereal irá tomar no seu café da manhã, a história se desenvolve na pele de Stefan, um jovem que está programando um jogo interativo.Foram criadas mais de 5 linhas do tempo que podem ser exploradas.

One Timeline Spoiler alert! – Na primeira linha do tempo que eu caí, Stefan é levado a concluir o jogo interativo, então ele fala olhando diretamente para a câmera – que parte do jogo foi cortada e ele percebeu que apenas precisava criar uma ilusão de controle, pois no final quem estava no comando era o escritor.

Nesse momento eu percebi que nunca estive no controle do filme. Assim como Stefan estava sendo controlado, você fazendo suas escolhas no Netflix também estava

Isso me fez refletir sobre o arranjo do nosso sistema monetário e a ilusão de controle que as pessoas têm sobre o dinheiro impresso pelo governo e guardado no banco.

Você controla o seu dinheiro?

Stephan do  Bandersnatch  da Netflix com a mão no controle de vídeo game

Você acha que o dinheiro na sua conta é realmente seu? Que o valor dele está sob seu controle? Você já desconfiou do seu gerente? Talvez ele não seja a melhor pessoas para te aconselhar?!

Quer continuar e saber a verdade? Aceite e continue lendo.

Aceitar ou recusar o Bandersnatch

Parece que você escolheu descobrir a verdade sobre “seu” dinheiro, ele é uma ilusão, não só ele mas também todo o sistema em volta dele. Agora você deve estar achando que sou um paranoico ou algo do tipo, não saia ainda, vou provar cada uma das minhas afirmações.

O dinheiro na conta do banco não é seu, a conta é do banco e por mais que isso seja improvável, esse valor pode simplesmente ser confiscado pelo governo. Não faz 30 anos que isso aconteceu no Brasil, já ocorreu nos Estados Unidos, era prática comum na idade média e continuará acontecendo. Os métodos mudaram, mas o ato continua o mesmo.

Ainda não está convencido? Veja o gráfico abaixo.

Prazer, eu vos apresento o gráfico M1. O Sr.M1 é simplesmente o total de grana circulando no país.

Por que ele é importante?

No final do dia o M1 é um dos fatores essenciais para definir quanto seu dinheiro vale. Quanto mais dinheiro na economia, menor seu valor e vice versa.

Sabe qual é o seu controle sobre o M1? Nenhum.

Os mais otimistas poderiam dizer que a cada 4 anos eles ajudam a escolher a pessoa que vai definir nossas políticas monetárias, o presidente que por sua vez irá apontar o ministro da Economia.

Da última vez isso não deu muito certo, os eleitores da Dilma não ficaram nada felizes com a escolha de Joaquim Levi no mandato passado.

Jackchan fazendo cara de wtf bitcoin
Cara do eleitor da Dilma com a escolha de Joaquim Levi

A verdade é que essa é mais uma ilusão de controle, o dinheiro na sua conta bancária não está sob o seu controle. O valor dele depende da decisão de um agente do governo a milhares de quilômetros da sua casa, que pouco se importa com sua opinião.

Só para finalizar, lembra do gerente do seu banco que quer colocar o seu dinheiro em um fundo mega especial, ou melhor ainda, na poupança gold premium master? Tenho algo muito sério a te revelar, ele não é seu amigo e muito provavelmente você está jogando dinheiro no lixo.

Banqueiro dando risada
Banqueiro feliz com seu investimento horrível !

Seja o Bandersnatch

Bandersnatch
Bandersnatch a direita, de óculo – Fonte: Wikimedia

Você não tinha escolha até o ano de 2009, quando foi lançado no dia de hoje o Bitcoin. Com ele você pode escolher sair desse sistema, ficar nele ou fazer o que achar melhor.

Não gosta da política monetária do Bitcoin? Você pode escolher a do Monero. Acha que falta estabilidade, que tal a Dai? Não gostou do que os desenvolvedores colocaram no código? Faz um fork igual o Roger Ver:

Ah, esquece do seu gerente de banco, pois agora você é o banco.

Curiosidade! Bandersnatch é uma criatura descrita nos poemas de Lewis Carroll (o mesmo criador de Alice no País das Maravilhas). É uma criatura descrita como tendo longo pescoço, feroz, extraordinariamente rápido e usa óculos.

Na sua primeira aparição o Bandersnatch ataca um banqueiro, que tenta suborná-lo mas acaba ficando insano após um tempo com a criatura.

O Bitcoin é o Bandersnatch da vida real, rápido, feroz e só pode ser visto por meio de lentes de celulares, tablets e monitores. Não pode ser subornado, pois é muito transparente. É um sistema completamente renovado!

Vai aceitar ou recusar o bitcoin?

Gabriel Grin Hayward
Gabriel Grin Hayward

Gabriel é um ser que nunca entendeu o porquê das pessoas colocarem tantos dados nas redes sociais. Seu livro favorito é "Only the paranoid survive". Em seu tempo livre ele tenta ser um bom samaritano. D83B 1C60 F1EE 0603 B8F4 F61C 10AB BDC7 5DDF 087E

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.