O maior campo de extração de petróleo na China está sendo alvo de diversos indivíduos e organizações que tentam se aproveitar para roubar energia elétrica para minerar Bitcoin. Um dos casos de destaque interrompido pela polícia envolvia um canil e 54 mineradoras ASIC.

Foto do canil chinês escondendo o complexo de mineração de Bitcoin
Foto do canil chinês escondendo o complexo de mineração de Bitcoin

O canil fazia um “gato” e coletava energia por cabos ligados ao campo de petróleo de Daqing, levando-os a um “bunker subterrâneo” com um canil na superfície, para disfarçar a real natureza do que era o lugar.

Foto das 54 máquinas de mineração de Bitcoin apreendidas pela polícia
54 máquinas de mineração de Bitcoin apreendidas pela polícia de Heilongjiang

O campo de petróleo, que já produziu mais de 10 bilhões de barris desde sua inauguração, já foi alvo de algumas operações envolvendo esquemas similares de roubo de energia elétrica.

A operação envolveu o reforço da região com drones e aeronaves de reconhecimento para coletar dados utilizáveis no processo judicial contra o dono da fazenda de mineração.

Mineração de Bitcoin no mundo

Um dos pontos de destaque para acontecer tamanha atração de mineradores à China é o custo da energia elétrica. Por conta disso, cada vez mais chineses estão adotando a prática da mineração de criptomoedas.

Porém, o governo da República também está implementando restrições cada vez mais fortes no país, enquanto empurra seu plano de criar uma criptomoeda própria, que já teve a interface vazada a algum tempo.

Por fim, não é apenas a planta de energia da China que está sendo alvo de explorações similares. Ao final de 2018, um homem foi condenado a 3.5 anos por roubar energia de uma estação de trem.

Além disso, outro grupo de pessoas foi preso em fevereiro de 2019 por minerar BTC e ETH com energia desviada de uma planta de energia da Alemanha. Outro caso curioso foi de um funcionário que minerava bitcoin ilegalmente usando a energia de uma usina nuclear.

Ao que tudo indica, o halving do Bitcoin poderia ser o responsável por eliminar muitas das pequenas fazendas de mineração da competição, inviabilizando algumas dessas práticas. Ou será que isso só aumentará os casos? Deixe sua opinião nos comentários!