A ideia inicial do Bitcoin nasceu em um fórum de criptografia em 31 de outubro de 2008, onde uma pessoa ou grupo de pessoas com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, escreveu um artigo (white paper) intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System“, onde descrevia um forma de dinheiro digital sem fronteiras, transparente, deflacionário em uma rede distribuída, blockchain.

Mas vale ressaltar que o Bitcoin não foi a primeira tentativa de um dinheiro digital, houve outras tentativas como o DigiCash de David Chaum, mas esbarrou com o problema de gastos duplos (onde o usuário envia as moedas mas continuava uma cópia da mesma moeda em sua carteira, parecido quando enviamos um e-mail e podemos enviar várias e várias vezes esse mesmo e-mail e sempre teremos uma cópia).

Resolvido isso, a primeira transação de bitcoins ocorreu em 03/01/2009 às 18h15:05, e tem seu registro inalterado até hoje na blockchain (rede de transações do Bitcoin).

Milton Friedman Prêmio Nobel

O conceito de dinheiro digital foi previsto no final dos anos 90 por alguns economistas. Milton Friedman, recebeu o Prêmio Memorial Nobel em Ciências Econômicas em 1976, foi um dos economistas mais renomados do século XX e suas ideias mudaram radicalmente a maneira como os formuladores de políticas tomavam suas decisões.

Friedman previu que o bitcoin, ou algo parecido, poderia ter grandes vantagens e inevitavelmente seria desenvolvido – para a animosidade das instituições existentes no mundo financeiro.

Jeffery Tucker, economista, fundador do Liberty.me e palestrante regular em conferências sobre bitcoin. Diz que Friedman tinha pré-reconhecimento sobre formas descentralizadas de dinheiro.

Milton Friedman estava muito à frente.

O que Friedman tinha em mente quando propôs a ideia de dinheiro digital, no entanto, foi reduzir a necessidade de terceiros (bancos) nas transações.

A única coisa que está em falta, mas que em breve será desenvolvido, é um e-cash confiável, um método em que na internet você pode transferir fundos de A para B (P2p), sem Um sabendo B ou B sabendo A.

Mas Friedman faleceu antes da criação do bitcoin (BTC), mas viveu tempo suficiente para ver a Internet. Em 1999, ele percebeu que a Internet moldaria nosso futuro:

Acho que a Internet será uma das principais forças para reduzir o papel do governo.

As citações de Friedman foram extraídas de uma entrevista em vídeo de 1999. Abaixo está o trecho final: 

Friedrich Hayek também previu o Bitcoin

Nascido em 1899, em Viena, o economista ganhador do Prêmio Nobel, F. A. Hayek, também previu a criptomoeda.

Em vídeo, Hayek declara que a única maneira ter um bom dinheiro é tirá-lo das mãos do governo. Ele também descreve quase que profeticamente um dinheiro que não requer permissão e nenhuma “autoridade” central. Lembra o Bitcoin?

Algo que eles não podem parar.”

No vídeo acima Hayek é questionado sobre a necessidade de uma reforma monetária e é então que ele responde o seguinte:

Eu não acredito que teremos um bom dinheiro de novo antes de tirá-lo das mãos do governo, isto é, não podemos tirá-los violentamente das mãos do governo, tudo o que podemos fazer é por algum o caminho indireto introduzir algo que eles não podem parar.

Conheça também, a pré-história do Bitcoin. Veja quem foram os predecessores dessa criptomoeda: