Ross Ulbricht, responsável por um grande aumento na adoção do Bitcoin no começo da sua história, agora está aceitando doações de BTC via Paynym, uma tecnologia de privacidade.

Com o pseudônimo de Dread Pirate Roberts, o jovem Ross Ulbricht fundou a Silk Road no início de 2011. A Silk Road era um mercado aberto na deep web onde os usuários negociavam itens por bitcoins. 

Sob o anonimato do navegador Tor, os vendedores da Silk Road podiam vender uma variedade de bens, legais e ilegais, incluindo drogas. No entanto, as regras proibiam qualquer coisa involuntária que pudesse prejudicar um terceiro.

Ou seja, a Silk Road se tratava de um mercado negro, somente com trocas voluntárias, e não vermelho, como a Hydra, que permitia operações antiéticas como venda de dados roubados, aluguel de “hackers” para roubos, etc.

Mas, o criador Ross Ulbricht, quando descoberto, mesmo sendo réu primário, foi condenado a passar sua vida inteira dentro da prisão. Desde então, a família de Ross tem lutado por uma segunda chance para ele, possivelmente por perdão presidencial.

Ross e sua mãe
Ross William Ulbricht e sua mãe, Lyn, em visita em julho de 2018. Foto: FreeRoss.org

Bitcoin e Paynym

O caso de Ross resultou em um dos maiores confiscos de bitcoin da história, o Departamento de Justiça dos EUA alega ter apreendido mais de 69 mil bitcoins da Silk Road (contidas no endereço 1HQ3Go3ggs8pFnXuHVHRytPCq5fGG8Hbhx).

Essa própria associação entre endereços de carteiras e pessoas ou entidades reais é fruto da falta de privacidade no blockchain. E uma das soluções para melhorar isso é a Paynym, um código que gera endereços únicos para cada pagamento individual onde apenas quem paga terá o conhecimento de que aquela carteira é do recebedor.

Com a ajuda da Samourai Wallet, uma carteira de bitcoin focada em privacidade, o projeto Free Ross passou a adotar a solução:

Para entender melhor sobre Paynym, leia: Conheça os Paynyms, tecnologia do Bitcoin que você deveria começar a usar agora.

Veja também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br