O bilionário Elon Musk voltou a movimentar os mercados com o seu Twitter, dessa vez impulsionando e derrubando logo em seguida a criptomoeda ApeCoin, do ecossistema Bored Ape Yacht Club.

Elon Musk alterou a sua foto de perfil no Twitter para uma imagem de vários Bored Apes na manhã desta quarta-feira (4). Isso imediatamente aumentou o preço da ApeCoin em cerca de 21%.

Foto de perfil Bored Ape do Elon Musk
Foto de perfil atual do Elon Musk.

No entanto, apenas uma hora depois, Musk deixou claro que sua mudança de foto de perfil não significava um apoio à coleção de NFTs. Ele tuitou: “Não sei… Parece bem fungível.“, brincando com a facilidade de replicar as artes sem a necessidade de possuir NFT.

O mercado de ApeCoin desabou cerca de 13% logo em seguida.

“Esse é, sem ironia, o melhor mercado que jamais existirá. Ponto final.”, brincou o trader e programador Tree of Alpha.

Elon Musk, criptomoedas e NFTs

Essa claramente não é a primeira vez que Elon Musk movimenta o mercado com simples tweets. Mas agora que o bilionário é dono de 100% do Twitter, é possível que seu poder de influência seja visto por entusiastas de criptomoedas como ainda maior.

Em 2020, quando o fundador da SpaceX e CEO da Tesla mostrou publicamente o seu interesse por Dogecoin, a capitalização de mercado da memecoin aumentou em 40 milhões de dólares.

As suas supostas manipulações de mercado não se limitaram ao mercado cripto, mas ele também já chegou a derrubar as ações da Tesla em 12% em 2020 ao afirmar que, na sua opinião, as ações estavam altas demais.

Mas, em relação aos NFTs, Elon Musk tem sido desde sempre um crítico do ecossistema. Portanto, quem comprou ApeCoin no pump não deveria estar surpreso com o dump em seguida.

Além de não trocar a foto de perfil por um Ape específico, o que sugere que ele não havia comprado algum. O bilionário já havia se posicionado contra a integração dos NFTs na plataforma de mídia social.

“Isso é irritante… O Twitter está gastando recursos de engenharia nesta porcaria, enquanto os golpistas de criptomoedas estão dando uma festa de bloqueio de bots de spam em todos os tópicos!?”

Por fim, vale lembrar que Elon Musk já teve problemas com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) por tweets que movimentaram o mercado de ações, mas o mercado de criptomoedas não é regulamentado da mesma forma.

Veja também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br