Rick Falkvinge, empresário e fundador do Partido Pirata teceu fortes críticas ao Bitcoin (BTC) em seu vídeo de início de ano, para ele, duas outras criptomoedas têm mais potencial.

  • Bitcoin é a Nokia das criptomoedas?
  • Criptomoedas que poderão substituir o Bitcoin (BTC), segundo Falkvinge;
  • O lado de quem acredita no Bitcoin (BTC);

Bitcoin é a Nokia das criptomoedas?

Falkvinge começa seu vídeo dizendo que a Nokia era o rei dos telefones no final da década de 90, fazendo uma comparação indireta com o Bitcoin, visto que a criptomoeda é a líder absoluta do mercado.

“Nokia era indisputavelmente o rei dos celulares no ano 2000 e em 2010 ela praticamente não existia mais.”, afirmou Rick.

nokia declínio Bitcoin
Share da Nokia no mercado de celulares

Rick se mostra decepcionado com o atual desenvolvimento do Bitcoin, segundo ele, a criptomoeda perdeu “momentum” perto de 2017.

“Para cada nova tecnologia, tipicamente demora 10 anos da concepção para alguém encontrar o ponto mágico da usabilidade, esse foi o caso do blog com seus blocos de texto até Wordpres… streaming, com os primeiros gifs desajeitados até o Youtube em 2006.

Então pensei que seria em 10 anos, de 2009/2010 até 2020, mas estamos aqui, a usabilidade foi colocada completamente de lado pelo sequestro do Bitcoin BTC em 2015/2016″

Ele critica fortemente a atual narrativa do Bitcoin (BTC) e diz que as pessoas comuns não estão interessadas nela.

“[Em 2016] surgiu essa ridícula narrativa que todo mundo deveria rodar seu próprio node…

Não, desculpa, mas a vovó não está interessada em rodar um raspberry pi… no GNU/Linux. Não, isso não vai acontecer.

Isso é tão ridículo quanto se todo o usuário de e-mail estivesse rodando seu próprio servidor, sim você pode fazer isso. Esse é o ponto, você PODE. Mas o grande avanço no e-mail foi o hotmail”

Bitcoin Core “será chato”

Fazendo previsões para a próxima década, o pirata prevê que o Bitcoin Core (BTC) ainda terá valor. Contudo, não vai ser a moeda mais temida ou interessante, comparando-a com a IBM ou Microsoft.

“A janela de oportunidade mudou um pouco, olhando para a próxima década, eu acho que o Bitcoin BTC ainda terá valor , mas será…. será apenas chato, não vai ser mais interessante, pois o mundo terá seguido em frente.

Meio como todo mundo tinha medo do Big Blue [IBM] e então todo mundo começou a temer a Microsoft. Hoje, IBM e Microsoft ainda têm bastante valor, as ações ainda são negociadas, mas ninguém tem medo deles. Eles são chatos, não são interessantes. Eu penso que com o Bitcoin BTC será o mesmo.

Janela de oportunidade para outras criptomoedas?

vitalik buterin criador do ethereum
Vitalik Buterin, criador do Ethereum

Em vez do Bitcoin (BTC), Rick acredita que o Bitcoin Cash (BCH) e o Ethereum poderão ganhar espaço.

“Eu acho que o momentum mudará para entre Bitcoin BCH, Ethereum ou para um cavalo paraguaio que nós não sabemos hoje qual é, mas Bitcoin BTC como está hoje, é um completo beco sem saída. “



Este “beco sem saída”, explica ele, não acontece por questões técnicas e sim sociais.

Lembre-se a maioria dos projetos falha por razões sociais e não técnicas…. Não importa quão bom você seja de código, se você não faz a parte social bem.

Embora as afirmações de Falkvinge sejam duras, elas encontram lugar na fala de outras figuras importantes.

Como é o caso de Kim Dotcom, o mega empresário da internet, que recentemente criticou o desenvolvimento do Bitcoin Core e a atuação “tribal” dos maximalistas da criptomoeda.

O outro lado da moeda

Enquanto isso, a comunidade do Bitcoin (BTC), confia na tecnologia da Lightning Network, que promete abrir as portas para transações baratas, privadas e praticamente instantâneas.

Entretanto, a adoção dessa nova tecnologia tem sido mais lenta do que o esperado e o seu modelo atual tem sido questionado por estudos técnicos.

Embora ainda em estágio inicial, a Lightning seria complementada por blockchains auxiliares ao do Bitcoin, as chamadas sidechains. A principal delas é a Liquid Network, um blockchain controlado por grandes empresas do mercado de criptomoedas.

Você acha que as críticas do fundador do Partido Pirata fazem sentido? Veja o vídeo completo de Rick: