Em mais um episódio da série: “Governo do Canadá violando direitos humanos básicos e tentando controlar as criptomoedas”, o Estado canadense, sob comando do primeiro ministro Justin Trudeau, proibiu os CEOs de exchanges falarem sobre a importância dos investidores possuírem soberania sobre seus ativos digitais.

Saiba mais: Qual a importância de ter a soberania de seus investimentos?

A comunidade cripto vem se mobilizando de forma ativa contra os abusos do governo canadense. Seja uma mobilização com ações diretas (doações aos protestos, auxílio das vítimas, desobediência civil, etc), ou compartilhando informações e notícias relevantes.

Auto-soberania e auto-custódia

A auto-soberania, ou auto-custódia significa que o proprietário do ativo digital é o único que detém a chave privada da carteira e, portanto, é o único capaz de assinar transações utilizando os fundos dessa carteira.

Uma metáfora apropriada seria manter um ativo em um cofre em que apenas o proprietário sabe a combinação para abrí-lo, em vez de colocá-lo em um banco.

Nunchuck responde ao governo do Canadá

A carteira open-source Nunchuck, por exemplo, compartilhou uma resposta à uma solicitação da OSC – que eles chamaram de Ontario Superior Court, mas poderia ser Ontario Securities Commission, uma agência semelhante à SEC dos EUA e à CVM do Brasil.

A página @nunchuck_io disse que recebeu uma ordem de instrução da OSC para que congelassem contas de usuários suspeitos de possivelmente estarem relacionados com as manifestações contra o autoritarismo de Trudeau, além da ordem de compartilhar informações pessoais destes mesmos usuários.

Em um e-mail resposta, a equipe de desenvolvedores da Nunchuck informou à agência estatal que isso não seria possível por se tratar de um software open-source, não-custodial, que não presta serviços financeiros como intermediário e também não possui esse tipo de informação dos usuários.

CEO da exchange Kraken sobre soberania; 

Jesse Powell – CEO da Kraken – também se manifestou quando foi confrontado por uma conta no twitter que disse que era possível que a Kraken seja colocada em uma posição difícil onde precise obedecer ao governo canadense congelando contas e compartilhando informações dos usuários.

Powell respondeu dizendo que:

“100% sim, aconteceu/vai acontecer e 100% sim, seremos obrigados a cumprir. Se você está preocupado com isso, não mantenha seus fundos com nenhum serviço custodial centralizado/regulado. Não podemos protegê-lo. Pegue suas moedas/dinheiro e negocie apenas p2p.”

A OSC não gostou de ver o empresário educando seus usuários sobre a importância da auto-soberania dos fundos, correndo o risco de perder o pouco controle que eles possuem sobre as criptomoedas – através de serviços custodiais obrigados a obedecer, ou sofrer um ataque direto pelo governo do Canadá.

Governo do Canadá não gosta que as pessoas sejam ensinadas com informações valiosas

Como todo governo autoritário, sua força está na falta de informação por parte das pessoas, na garantia do controle monetário e na superioridade militar, para impor os outros dois à força quando necessário.

Justin Trudeau já possui a superioridade militar (como todos os governos ao redor do mundo), já está cuidando do controle monetário, atacando o patrimônio financeiro dos opositores à sua “democracia” e agora também parece empenhado em neutralizar a liberdade de expressão e compartilhamento de informações relevantes e valiosas.

Tweets dos CEOs da Coinbase e Kraken que defendiam a auto-custódia de ativos digitais estão sendo analisados ​​pela Real Polícia Montada do Canadá neste momento após a Ontario Securities Commission (OSC) enviar os tweets à polícia, pois acreditava que os executivos de criptomoedas estavam oferecendo conselhos sobre como evitar as sanções aos fundos, de acordo com o relatório.

Leia mais:

Corrida aos bancos no Canadá; entenda o que está acontecendo

Governo do Canadá tenta bloquear bitcoin e falha miseravelmente, por enquanto…

Em entrevista, George Coxon fala sobre potencial da Nano como dinheiro digital

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.