Como noticiamos anteriormente, bancos estavam mandando seus funcionários para bunkers, e a prática do “Home Office” foi sugerida como uma medida preventiva para muitas empresas brasileiras.

Além dos escritórios funcionarem virtualmente, a maioria das universidades do país estão suspendendo suas aulas até segunda ordem, na tentativa de amenizar a proliferação da doença.

Mas quarentena não é férias: além de lavar as mãos frequentemente, em especial ao tocar em áreas como telas de celular ou maçanetas de portas, a melhor recomendação é realmente ficar em casa.

E diante de uma grande recessão econômica mundial, é melhor prevenir contra qualquer perrengue. Por que não aproveitar o tempo em casa para tentar ganhar mais dinheiro?

Quais as minhas opções para renda extra em casa?

  • Trading de Criptomoedas
  • Escrever textos e ganhar Bitcoin Cash
  • Fazer vídeos no Youtube
  • Aulas online e Freelance geral
  • Ganhar por Comprar
  • Se afiliando a sites e produtos
  • Usar “torneiras de criptomoedas”

Opção 0: Criar carteira Bitfy

A Bitfy, a maior carteira brasileira de bitcoin lançou uma promoção para aumentar sua base de clientes.

A Bitfy está dando R$5,00 para cada pessoa que você indicada que usar a wallet. Além disso, quem indicar mais vai ganhar ainda mais.

Bitfy promoção

Acesse o link da promoção para saber mais e baixe a carteira para Android e IOS para participar.

Além do mais, com a carteira da Bitfy você pode usar bitcoin em milhares de maquininhas da Cielo.

OPÇÃO 1: Trading de Criptomoedas

Se você já é mais experiente na área de criptomoedas, ou apenas quer começar a tatear o mercado com um investimento baixo, talvez seja interessante fazer trade de criptomoedas.

Uma boa alternativa para os dois públicos é usar a corretora Monnos, com ela é possível fazer trade de Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple e outros ativos digitais.

Além disso, para os usuários menos experientes, ela conta com trade social. Ou seja, você consegue seguir traders mais experientes que fazem a estratégia por você em troca de uma porcentagem dos ganhos.

Conversamos com Rodrigo Soeiro, CEO e co-fundador da Monnos. Para ele, o momento é de cautela por conta do coronavírus, mas há oportunidades.

“Para aqueles que já estão posicionados é sim uma alternativa de ganho. E para aqueles que, ainda assim passando pela situação de crise, querem tatear esse mercado com (atual) valor baixo, é uma oportunidade para começar a entender e vivenciar o mercado” -afirmou Soeiro.

Como o próprio Rodrigo ressaltou, essa opção de ganhar dinheiro possui grandes riscos, pois o mercado de criptomoeda é muito volátil.

Se o seu momento não é de poder assumir perdas, leia as próximas opções, certamente mais seguras, de ganhar dinheiro em home office.

OPÇÃO 2: Escrever textos (“Home Office”?) e ganhar Bitcoin Cash

Outra opção é o Read.Cash, que é uma “rede social para divulgação de artigos”, bastante semelhante ao Medium, mas com uma diferença crucial: ao invés de receber palmas, você recebe Bitcoin Cash.

É bem simples, quando algum leitor curte seu conteúdo (textos com imagens e vídeos), ele pode te doar moedas por uma carteira digital. Você doa na cotação de Bitcoin Cash para US Dólares, então lembre-se de que o preço de BCH pode variar fortemente em poucas horas ao pensar nisso.

Claro, devemos destacar dois fatores importantes: a comunidade brasileira (Português – Brasil) é muito pequena, então é altamente recomendado que você saiba e produza em inglês, para expandir suas opções.

Em segundo lugar, saiba que o read.cash é um projeto muito novo, surgindo em Outubro do ano passado, apenas. Existem, alegadamente, diversos bugs e muitas operações com falhas, por conta disso.

OPÇÃO 3: Fazer vídeos no Youtube

E então, você é a pessoa que sempre quis criar um canal no Youtube. Falar sobre videogames, economia, filmes, cultura, ou quem sabe até juntar tudo em um só canal! Mas nunca teve tempo coragem de começar…

Porque não usar esse mês, que possivelmente ficará inteiro dedicado à quarentena, e aproveita pra começar essas “praticamente-startups” como um canal próprio?

Claro, o desenvolvimento é doloroso, arduamente lento e complexo: editar vídeos, fazer thumbnails, escrever roteiros. Que câmera vou usar? Onde eu a coloco? E a iluminação?

Mas saiba que TODOS aprendem errando pelo menos uma vez. É o famoso “a lâmpada deu errado 1001 vezes, antes de acender de verdade”. Se você nunca tentar, nunca vai acertar também.

(Ironicamente), encontrei por aí um vídeo perfeito que explica, EM INGLÊS, como um criador de conteúdo de videogames (especificamente o jogo Rainbow Six: Siege) faz dinheiro.

Nele, o youtuber VarsityGaming explica suas finanças do canal: duração de vídeos, aplicação de propagandas manualmente, números de views, desmonetização por “conteúdo impróprio”, algo frequentemente abusado por usuários e pelo Youtube em si, dentre muitas outras informações úteis.

Além do Youtube, explica como ganha dinheiro na plataforma de streaming Twitch.tv

Mais uma vez, deve-se explicitar que dependendo do seu assunto de interesse, o público brasileiro seja menor que se você produzisse em inglês. Não se force a usar inglês arrastado, mas tenha isso em mente.

OPÇÃO 4: Aulas online e Freelance geral

Uma opção muito viável para alguns, especialmente profissionais como professores, tutores e similares, é o de ensinar à distância. Com isto, além de garantir a segurança e baratear custos de transporte, você tem flexibilidade de horários.

Existem lugares para tudo desse tipo na internet: a Udemy, por exemplo, permite que você crie e faça cursos online, além de ser parceira com o CoinGoBack, serviço de Cashback (ver opção 5, logo abaixo).

Outros sites muito interessantes são o SuperProf e o Corujito, que permitem professores e alunos a terem aulas particulares online. Muito simples e prático, não?

Você pode, até, utilizar sites como o Fiverr, dedicado a Serviços de Freelance, para oferecer aulas (desde química até coaching de videogames!) ou outros serviços (como design de logos de empresas ou edição de vídeos do Youtube, por exemplo). Tenha em mente que o site só funciona em Inglês, Alemão e Espanhol.

OPÇÃO 5: Ganhar por Comprar

Agora se você não quer fazer nada e continuar na sua quarentena fazendo compras e vivendo normalmente, a melhor opção é o programa de cashback CoinGoBack.

Com milhares de lojas e cheio de cupons, o site te dá muitas promoções e descontos, permitindo que a cada compra feita uma parte do dinheiro seja devolvida em Bitcoin, Nano ou Reais.

O melhor do CoinGoBack é que você pode começar a investir em criptomoedas sem precisar se arriscar.

Ficar trabalhando de home office e ainda ganhando com suas compras é  maravilhoso, quem diria que isso seria possível.

OPÇÃO 6: Se afiliando a sites e produtos

Essa opção é especialmente interessante para quem tem muitos seguidores em redes sociais.

Os programas de afiliados te pagam para você virar um “vendedor virtual“. Ou seja, ele te dá uma porcentagem de cada venda feita.

É muito simples virar um vendedor, e a variedade de produtos é enorme. Por exemplo, se você gosta de criptomoedas, o relatório “Cointimes Research 01 | Bitcoin” é perfeito para começar suas vendas.

Outro produto legal para divulgar é a plataforma de trade da Monnos, mesmo se você não for trader é possível ganhar com links de referência pelas negociações de cada pessoa indicada na plataforma.

Agora basta se cadastrar no programa de afiliados da Hotmart ou no app da Monnos, criar uma estratégia de marketing e vender.

Simples, não é mesmo? Mas evite o spam, isso atrapalha suas vendas.

OPÇÃO 7: Usar “torneiras de criptomoedas

Bom, para aqueles que querem testar a tecnologia das criptomoedas e está sem dinheiro, uma ótima opção é uso de “toneiras digitais”.

Essas “torneiras digitais” são comumente conhecidas como faucets. Nelas, é possível sacar uma quantidade de criptomoedas de acordo com algumas regras. Há várias torneiras para diferentes projetos, como Bitcoin, Nano, Monero, Bitcoin Cash, etc.

São tantas que listamos as melhores no post “Ganhando criptomoedas de graça com faucets”, vale muito a pena passar pelo artigo e deixá-lo nos favoritos.

Isso não vai te deixar rico, mas enquanto não faz nada em casa, focar nessas atividades pode ser melhor do que ficar perdendo tempo no Instagram.

Mas não esqueça de seguir o Cointimes no Instagram para mais conteúdos relevantes como esse. Nós também temos um grupo no Facebook, entra lá para interagir com nossos escritores e outros fascinados por tecnologia, criptomoedas e finanças.

“Fortis Fortuna Adiuvat”, ou “A Sorte Favorece os Corajosos”. Se você nunca tentar, não vai saber se vai funcionar.

Provérbio Latino

OBS: O texto foi produzido por Yan Heiji, com colaboração dos escritores Guaraci Neto e Gustavo Marinho.