O número de nós na rede Lightning do Bitcoin quase dobrou ano após ano, de acordo com dados públicos.
A Lightning Network – uma camada sobre o blockchain do Bitcoin que usa suas próprias regras para facilitar transações mais baratas e mais rápidas – tinha cerca de 5.335 nós públicos em abril de 2020. Agora esse número está em 10.348, um aumento de aproximadamente 94%. Esta figura inclui apenas nós com conexões públicas, no entanto, e o número real é provavelmente maior ao fatorar nós com conexões privadas.
À medida que as taxas on-chain do Bitcoin crescem junto com o preço da moeda, soluções de escalabilidade como a Lightning oferecem aos usuários uma maneira mais barata e rápida de realizar transações.
Se o bitcoin algum dia for usado como moeda do dia-a-dia por um grande número de pessoas, uma solução como a Lightning é fundamental, e alguns bitcoiners até mesmo usam a rede hoje em dia para comprar bens e serviços.
Considere este usuário da Lightning iraniano que usou bitcoin para comprar um passe da PlayStation Now que de outra forma é restrito por sanções:
کل فرآیند خرید + پرداخت تا شروع به نصب بازیا ۲ دقه طول کشید
— Ziya LoT=True (@Ziya_Sadr) April 3, 2021
😁#لایتنینگ#بیتکوین pic.twitter.com/MlMwcsPT2O
Com a rede Lightning tendo mais atividade do que nunca, o número total de canais de pagamento na rede (as vias de pagamento bidirecionais que alimentam as “pontes” da Lightning) agora é superior a 45.000. A Lightning Network detém atualmente 1.185 BTC, no valor de cerca de R$ 382 milhões.
Adoção da Lightning Network
Embora introduzido em 2017, os últimos dois anos foram críticos para o crescimento da Lightning.
No final de 2020, a exchange Kraken anunciou que suportaria o recurso. Antes dela, as únicas grandes bolsas a adotarem a Lightning foram a Bitfinex e a River Financial. As integrações tornam mais barato para seus clientes depositar e sacar bitcoin, muitas vezes pagando centavos em taxas em vez dos valores que chegam a mais de 10 dólares que eles podem pagar na rede principal do Bitcoin.
Desde o anúncio da Kraken, o CoinCorner do Reino Unido, a bolsa mais antiga do Vietnã e o OKCoin seguiram o exemplo com suas próprias integrações Lightning.
Além disso, a Strike de Jack Mallers – um aplicativo de pagamento no estilo Venmo que usa Lightning para liquidar dólares americanos e outros saldos fiduciários – saiu da versão beta este ano e será lançado em breve em vários mercados.
Com as empresas adicionando Lightning, a liquidez da rede e os recursos de roteamento estão melhorando. Aplicativos amigáveis como o Strike também estão tornando mais fácil integrar os usuários ao que historicamente tem sido uma tecnologia ainda mais difícil de manejar para os iniciantes do que o Bitcoin.
Leia mais: 2021 será um ano chave para a Lightning Network, diz dono do Bitcoin.org