Cointimes

Mercado de criptomoedas em baixa leva a demissões em massa e falências

mercado de criptomoedas

Mercado em baixa leva a demissões

A queda no mercado de criptomoedas está pesando sobre a comunidade de desenvolvimento de software que gerou mais de 1.000 moedas digitais em meio a sonhos de independência dos sistemas financeiros tradicionais e riqueza instantânea.

ETCDEV, a startup que liderou o desenvolvimento da Ethereum Classic, que está entre as 20 principais moedas com uma capitalização de mercado de cerca de US $ 400 milhões, anunciou esta semana que está fechando as operações devido a uma crise de financiamento.

A ConsenSys, de Joseph Lubin, uma das maiores startups de softwares relacionados à criptografia, com sede em Nova York, disse na quinta-feira que sua força de trabalho será reduzida em 13% como parte de uma reorganização.

Muitas das empresas estão sofrendo porque guardaram uma parte de seus recursos em ativos digitais, seja em tokens vendidos por meio de ofertas iniciais de moedas ou em Bitcoin e Ether, que serviam como o meio preferido de troca no mercado de criptomoedas.

mercado de criptomoedas

Steemit demite 70% de seus funcionários

Como os preços caíram este ano em mais de 90% em alguns casos, e suas chamadas carteiras digitais diminuíram, muitos desenvolvedores descobriram que não conseguiam captar recursos adicionais.

“Nós somos definitivamente uma parte dessa tendência”, disse Igor Artamonov, fundador da ETCDEV, em uma entrevista. “Há algumas coisas que aconteceram ao mesmo tempo. Tenho certeza de que se isso tivesse acontecido há um ano, não seria um problema, um ano atrás havia muito dinheiro no mercado. Mas em um mercado em baixa, as coisas mudam”.

A ETCDEV descobriu que estava em uma crise financeira na semana passada e não conseguiu levantar fundos, disse Artamonov. Seus 12 trabalhadores estão procurando outros empregos e alguns foram recrutados por uma empresa rival, disse ele.

Eles não estão sozinhos. No final de novembro, a Steemit Inc., que apóia um site que paga contribuições de conteúdo para postagens, disse em um post no blog que foi forçado a demitir quase 70% de seus funcionários.

Mercado de criptomoedas em baixa dificulta viabilidade de projetos

O site de entretenimento adulto SpankChain reduziu de 12 para oito funcionários recentemente, de acordo com um tweet da CEO Ameen Soleimani. O que é um número abaixo de 20 funcionários e contratados em março.

As Capital Ventures financiaram cerca de 1.180 startups de criptomoedas desde 2012, com mais de US $ 5,6 bilhões, segundo a CoinDesk. Centenas de outras empresas arrecadaram cerca de US $ 22,5 bilhões ao emitir tokens para o público ou os chamados investidores credenciados por meio de ICOs, segundo o pesquisador.

A Sirin Labs, por exemplo, arrecadou US $ 158 milhões no ano passado para criar um telefone celular que permite aos consumidores trocar e usar criptompoedas. A empresa, que enviará seu primeiro lote de alguns milhares de telefones em dezembro, está agora considerando abandonar totalmente o hardware e redirecionar o software de remessa para outros fabricantes de celulares, disse o presidente-executivo Moshe Hogeg em uma entrevista. Sirin agora só tem fundos suficientes para seis a 12 meses de operações, disse ele.

“Eu ficaria confortável em dizer que a pressão de preços sobre as criptomoedas em 2018 provavelmente levará a 25-50% de desligamentos e demissões para projetos atuais, quando falamos em comparações históricas”, disse Lex Sokolin, diretor global de estratégia de tecnologia financeira da Autonomous.

Muitas startups tiveram problemas para chegar a um produto viável, disse Martha Bennett, analista da Forrester Research. E outros modelos de negócios não se sustentaram, como o East Wenatchee, com sede em Washington, a Giga Watt, que entrou com pedido de falência em novembro.

O provedor de serviços de hospedagem para pessoas que desejam minerar criptomoedas não pode cobrir os custos quando o preço do Bitcoin cai. “Mais cedo ou mais tarde, isso teria levado a uma contração de qualquer maneira”, disse Bennett. “O acidente das criptomoedas agiu como catalisador e como um alerta.”

Leia também:

Análise técnica do Bitcoin – 06/12/2018

UnitedCorp processa Bitmain, Roger Ver e Kraken por tomarem controle do Bitcoin Cash para ganho pessoal

Publicado originalmente na Bloomberg

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading