O título é para ser entendido de forma literal, você não está apenas perdendo oportunidades de ganhar melhor em um CDB ou LCI, a partir desse mês, na poupança você está literalmente perdendo poder de compra todo mês.

Isso se deve ao corte da taxa básica de juros (selic) para 5%, por conta disso a caderneta de poupança rende ainda menos e perde da inflação. A poupança está prevista para render 0,29% por mês, enquanto a expectativa para inflação é 0,34%.

A inflação implica em uma perda do poder de compra do dinheiro, enquanto você pode se sentir bem com a quantidade de reais aumentando a cada mês na poupança, na verdade eles valem cada vez menos.

Então onde investir agora?

Bom, depende. Existem vários tipos de investimento, e eles são diferentes em diversas importantes características, como liquidez, investimento mínimo, volatilidade, rentabilidade, etc. E algumas dessas características inviabilizam o investimento para certos tipos de perfis e/ou objetivos.

++ Qual o melhor investimento para você?

Mas existe um tipo de investimento que é indicado para todas as pessoas, comumente chamada de reserva de emergência, é geralmente cerca de 6 meses do seu custo de vida poupados. Essa reserva é recomendada estar em um investimento com baixíssimo risco e alta liquidez, e serve para você estar preparado para imprevistos.

Ou seja, a reserva de emergência deve ser o seu investimento que mantém o poder de compra do seu dinheiro para te deixar preparado para tudo, seja uma batida de carro, custos médicos imprevistos ou um chute na bunda do seu chefe. Além disso a reserva deve poder ser resgatada facilmente, pois você pode precisar no mesmo dia.

Se a poupança não é mais capaz de manter o seu poder de compra, e por algumas vezes também não tem o saque tão facilitado, onde deve estar sua reserva de emergência?

Mesmo se a taxa de juros cair de novo, como é previsto, o Tesouro Selic continua não perdendo para inflação, além disso ele pode ser resgatado a qualquer momento sem perdas, pois têm rendimento diário. Como outras opções bem semelhantes você tem CDBs ou fundos DI com baixas taxas de administração.

Para sair da poupança hoje mesmo você pode investir facilmente em uma dessas opções com um banco digital, procure saber quais os melhores e aproveite para deixar de pagar tarifas em bancos tradicionais.

++ Saiba quais são os melhores bancos digitais e escolha o seu hoje mesmo!


Recomendado para você: