Nesta manhã o mercado de criptoativos desabou, com o Bitcoin chegando a perder 23% em algumas horas e a situação foi pior para outros criptoativos. É hora de comprar?
Algumas criptomoedas alternativas como o Ether e Litecoin, tiveram quedas de +30%, com uma pequena correção nas últimas horas.

Veja também: Por que o preço do Bitcoin caiu? Os fatores que influenciam a criptomoeda
Liquidez ou Bitcoin na crise?
A queda acontece após Donald Trump banir viagens dos EUA para a Europa.
Não sabermos se há uma relação entre o banimento e a queda do preço. O mais provável é que o mercado está preferindo a liquidez do dólar a política monetária sana do Bitcoin.
Mesmo o bitcoin sendo visto como ouro digital, pelo seu baixo uso e liquidez comparado ao minério, ele é um ativo de risco ainda pouco consolidado.
Em momentos de crise a tendência é sair dos ativos de risco e ir para os com menos risco. Por exemplo, os títulos público dos EUA (T-Bonds de 30 anos) estão subindo 2,5% no momento que escrevemos.
Apesar disso, as recentes alterações monetárias dos Estados Unidos podem beneficiar o Bitcoin como explicamos no artigo “Trump chama Banco Central dos EUA de patético”.
Então é momento de comprar?
Como a crise parece vir em ondas e está cada vez mais duradoura é difícil afirmar se é uma boa ideia comprar agora.
Se por um lado a política monetária pode ajudar o bitcoin, o risco e a falta de liquidez do criptoativo são negativos para a criptomoeda. Ainda em 2020 teremos também o halving do bitcoin, que geralmente têm um impacto positivo no preço.
Veja também: Finanças e criptoativos: Qual o retorno do Bitcoin?
O que fazer?
Se você acredita no potencial disruptivo do Bitcoin, então talvez seja o momento de aplicar a técnica de preço médio e ir comprando aos poucos. Já se você não crê no Bitcoin a longo prazo, te aviso que a pandemia do coronavírus pode durar até 1 ano.
*Esse post é meramente informativo e não é de forma alguma um incentivo para compra ou venda de qualquer ativo.