A rede do Bitcoin está congestionada novamente após a máxima histórica do Bitcoin ser superada com fôlego, sendo cada moeda negociada a US$ 22.909 no momento da escrita desta matéria.
Existem atualmente 127.445 transações não confirmadas na mempool do Bitcoin, que é o nível mais alto desde o final de outubro.
Número de transações não confirmadas na rede do Bitcoin ao longo do tempo. Fonte: Blockchain.
Pague mais ou espere mais
O memory pool do Bitcoin inclui todas as transações pendentes que ainda não foram incluídas em algum bloco.
Já que o espaço nos blocos é limitado e a demanda por usar bitcoins é cada vez maior, as taxas médias de transação acabam por sofrer uma pressão de alta, embora haja o controle total por parte do usuário, se ele estiver usando uma carteira pessoal.
E em caso de congestionamento grande, como estamos vendo agora com o boom do preço do Bitcoin, somente taxas mais altas passam pela confirmação dos mineradores, enquanto o resto aguarda na mempool, em uma espécie de sala de espera onde quem paga mais tem direito de furar a fila.
De acordo com um tweet recente de um explorador de blocos popular, todas as transações com uma taxa abaixo de 2 satoshis por virtual bytes (sats/vB) serão descartadas:
🚨The mempool is now full again for nodes with default limits. The minimum fee for new transactions is currently 2 sats/vB, and any TX below this fee rate will now be purged/rejected from the mempool. For high priority transactions, we currently suggest a fee rate of 144 sats/vB. pic.twitter.com/Wzk9AEePWZ
— mempool (@mempoolspace) December 17, 2020
“O mempool agora está cheio novamente para nodes com limites padrão. A taxa mínima para novas transações é atualmente de 2 sats/vB, e qualquer transação abaixo dessa taxa será expurgada/rejeitada do mempool. Para transações de alta prioridade, atualmente sugerimos uma taxa de 144 sats/vB.”
Atualmente, a próxima atualização do Bitcoin que pretende melhorar a escalabilidade da rede e, provavelmente, diminuir a taxa média da rede é a Schnorr Signatures e Taproot. E além disso, soluções em segunda camada buscam diminuir ainda mais esse problema.
A Kraken, corretora de bitcoin americana, anunciou que iria implementar a Lightning Network ainda em 2021. A Bitfinex, outra grande exchange de criptomoedas, já adotou a tecnologia ainda em 2019.
Se as taxas se tornarem um problema ainda maior no futuro, transações pequenas acabarão por depender de soluções de segunda camada como a LN e a adoção se tornará tendência. A carteira Electrum, por exemplo, já permite que usuários transacionem usando esta solução.
Veja mais: Como economizar em taxas de bitcoins