O país iniciou um projeto para investigar os usos potenciais da tokenização de ativos após a saída de vários jogadores-chave do mercado cripto.

Singapura parece estar seguindo os passos de El Salvador, primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal no país, e da República Centro-Africana, que planeja a construção de um polo cripto para abrir caminho para um “futuro digital de infinitas possibilidades,” mesmo com a desaprovação do Banco Mundial

Denominado “Project Guardian,” uma colaboração entre a Autoridade Monetária de Singapura (MAS) e a indústria financeira, o projeto testará a viabilidade de aplicações em tokenization de ativos e finanças descentralizadas (DeFi) enquanto trabalha no gerenciamento de riscos à estabilidade e integridade financeira, de acordo com uma declaração do vice-primeiro ministro Heng Swee Keat na terça-feira.

O projeto incluirá o desenvolvimento de redes interoperáveis para facilitar a negociação de ativos digitais, bem como uma avaliação dos regulamentos necessários para proteção contra riscos potenciais, e protocolos DeFi de grau institucional. 

Ao representar digitalmente ativos ou itens de valor por meio de contratos inteligentes, a tokenização permitiu que ativos financeiros e de economia real de alto valor fossem fracionalizados e trocados on-line, em uma base peer-to-peer. A MAS observou que aplicar o conceito aos serviços financeiros, tais como empréstimo e negociação, permitiria que estas transações fossem realizadas de forma autônoma, contornando a necessidade de intermediários.

O piloto do projeto, liderado pelo DBS Bank, JPMorgan Chase e Marketnode, envolve a criação de um pool de liquidez autorizado que inclui títulos e depósitos simbólicos, potencialmente melhorando a eficiência e acessibilidade e dos serviços financeiros, bem como aumentando a liquidez nos mercados financeiros e a inclusão econômica.

Devemos abordar a tecnologia emergente com uma mente aberta, vendo seu verdadeiro potencial subjacente. Através da regulamentação, trabalhamos construtivamente para realizar os ganhos dessas novas tecnologias, e associamos atores responsáveis e inovadores com fortes capacidades de gestão de risco para construir as bases do ecossistema de ativos digitais.

Vice-Primeiro Ministro Heng Swee Keat

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br