Cointimes

Tether alfineta USDC e reitera que não congelou endereços do Tornado Cash

Moeda de Tether e dólar de fundo

A Tether afirmou que mesmo estando em contato diariamente com autoridades da lei, até o momento não houve nenhum pedido para que congelassem endereços do Tornado Cash.

Em publicação nesta quarta-feira, a Tether esclareceu que se sempre responde aos pedidos justificados das autoridades, incluindo de congelar endereços. No entanto, até o momento não houve nenhuma solicitação explícita de que emissores de stablecoins bloqueassem ativos de endereços associados com o Tornado Cash, contrato inteligente no Ethereum que foi alvo de sanção governamental.

Por outro lado, a Circle, emissora da competidora da Tether USDC, foi rápida em bloquear 75 mil dólares em “crypto-dólares” dos usuários, que poderiam muito bem ter utilizado o Tornado Cash apenas para ganhar privacidade, em vez de lavar dinheiro.

A atitude da Circle resultou até mesmo em um meme dentro da comunidade do Ethereum, o “Overcompliooor“, aquele que vai além de suas obrigações legais, geralmente incorrendo em censura. Um outro exemplo disso foi o coordenador da carteira de bitcoin Wasabi utilizando análise on-chain para rejeitar moedas em suas transações colaborativas (um serviço similar ao do Tornado Cash, mas para BTC).

O anúncio oficial da Tether serve como evidência de que a Circle realmente ultrapassou a linha do que deveria fazer para cumprir a legislação. A empresa por trás da USDT, maior stablecoin do mercado, ainda afirma: “O congelamento unilateral de endereços no mercado secundário poderia ser uma ação altamente perturbadora e imprudente da Tether.”

“Mesmo que a Tether reconheça atividades suspeitas em tal endereço, completar um congelamento sem a instrução verificada da aplicação da lei e outros órgãos governamentais pode interferir nas investigações em andamento e sofisticadas da aplicação da lei.

De fato, em nossas negociações com a aplicação da lei às vezes somos informados de endereços potencialmente relacionados ao crime e somos especificamente instruídos a não congelar os endereços sem a solicitação explícita da aplicação da lei, pois isso poderia alertar os suspeitos da investigação da aplicação da lei, causar liquidações ou abandono de fundos e colocar em risco outras conexões que poderiam ter sido estabelecidas.”, disse o comunicado.

Circle pode ter atrapalhado as autoridades americanas

E, comentando especificamente sobre a USDC, a Tether escreveu:

“Gostaríamos de observar que outros fornecedores de ativos digitais, por exemplo a Paxos, uma moeda estável regulamentada em NY que emite BUSD e USDp, e que responde por ~$20B da capitalização total do mercado de criptomoedas, não congelaram as carteiras Tornado Cash.

Acreditamos que, se feita sem instruções das autoridades americanas, a mudança da USDC para a lista negra de contratos inteligentes da Tornado Cash foi prematura e pode ter prejudicado o trabalho de outros reguladores e agências de aplicação da lei em todo o mundo. Deve-se notar também que o DAI, uma moeda estável algorítmica que representa 36% de suas reservas em USDC (cerca de 3,4B USD) também não procedeu com nenhum congelamento.”

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading