Cointimes

ADs

Bitcoin e o momento de mercado: será o fim do bear market neste ciclo?

Comportamentos históricos da moeda indicam bons ventos no fim do ano.

O Bitcoin segue seu calvário. Neste fim de semana, a moeda caiu para US $19.600, gerando uma perda de 50 bilhões em capitalização de mercado para as criptomoedas, mas talvez com uma luz no fim do túnel.

Nas últimas análises, mantivemos o tom de cautela quanto ao respiro positivo do BTC, sempre reiterando que o momento não era bom para o mercado como um todo. As quedas em sequência desde o fechamento de julho com a maior alta desde outubro/2021 vêm provando que de fato esse era o caminho mais plausível para a moeda, já que nada no cenário macroeconômico global apontava para uma recuperação.

Entretanto, ao analisar os ciclos e alguns padrões de comportamento do bitcoin e do mercado de criptomoedas, surge uma dúvida interessante: será que estamos nos aproximando do fim do bear market?

Bitcoin e os ciclos do mercado

O criptomercado tradicionalmente tem seus momentos cíclicos, desde o bull market, passando pelo bear market, até o período de acumulação, de preparação para o próximo bull market. Pelo histórico do bitcoin, já podemos perceber que o mercado está se posicionando para esse possível final de bear market.

O bitcoin vem em queda desde que alcançou a alta de US $68.000 no final de 2021, chegando aos 17 mil no que seria um possível fundo. Alguns dados on-chain, como o MVRV do BTC, se encontram em zonas que indicam esses fundos, zonas que historicamente foram tocadas em momento de mercado parecidos com o atual.

Nesses períodos, após a bull run, o bitcoin formou um canal de baixa, tocando em alguns pontos dentro dele e partindo para uma lateralização de mercado, que é onde nos encontramos no ciclo de agora. Após a saída do canal de baixa, iniciou-se um período de sobrecompra, de acumulação, seguido de uma nova bull run.

Confirmada a formação do canal de lateralização do ciclo atual, o mercado já deve se preparar para a reacumulação rumo a mais uma bull run. Talvez o pior momento do ciclo esteja próximo de acabar, considerando a zona de suporte que o bitcoin formou dos US $20.000 até os 17.000, uma zona que foi bem respeitada nos últimos ciclos.

Será que o bitcoin chega aos 10 mil dólares? Não é muito provável que isso aconteça tão cedo, salvo uma nova grande crise pontual que afete a macroeconomia, como tivemos nos últimos anos com a pandemia e com os conflitos Rússia/Ucrânia e China/EUA/Taiwan.

Fim de ciclo: os próximos meses do bitcoin

A tendência de baixa ainda não acabou. Pode até ser que o BTC faça retestes em zonas próximas aos US $15.000, mas a curto prazo ele deverá ver a lateralização acontecer, com o mercado precisando respirar e depois voltando a se animar — não agora, mas ao longo dos próximos meses.

O bitcoin é uma moeda que gosta de respeitar padrões de comportamento e ciclos, então podemos começar a ver um melhor momento do mercado. Não é a hora de se preocupar com o fundo de 17 mil dólares, e sim de aproveitar o período de acumulação e atentar ao que está acontecendo com a moeda no micro e à situação macroeconômica global.

Nos últimos dias, vimos essa forte correção do BTC, com quase 10% de queda, em que ele chega aos US $19.000 e volta a subir ao seu forte suporte nos 20 mil dólares, onde está mais uma vez fazendo o teste. Se não conseguir estabelecer um fundo ascendente e se posicionar acima dos US $26.000 até novembro nos períodos diário e semanal, será confirmada a tendência de baixa e o fechamento do atual ciclo de mercado, indo da acumulação para a reacumulação.

Apesar de estarmos passando por um cenário micro não muito animador, se fizermos a tradicional correlação entre o criptomercado e os mercados mais tradicionais, há uma boa notícia: os próximos trimestres são historicamente positivos para o setor financeiro. Por outro lado, setembro costuma ser um mês negativo para o bitcoin, então ele deve fazer o reteste nos US $17.000 antes de partir para a recuperação.

Portanto, o momento atual é de acumulação, porque passado esse ciclo, pode ser que demore para vermos o bitcoin nessa faixa, exceto pelo advento de mais uma grande crise.

Para estar sempre informado sobre os rumos do bitcoin e muitas outras criptomoedas, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!