A possibilidade existe, mas não sem antes considerarmos uma série de fatores socioeconômicos de escala macro e micro.
Segundo analistas, o bitcoin, atualmente avaliado em cerca de US $21 mil, pode despencar simplesmente até 10 mil dólares!
Será que essa é uma possibilidade real? O que motivou esse apontamento tão ousado no momento atual do BTC?
Mais chance de baixa do que de alta
Apesar de não podermos descartar uma mudança positiva, a maior probabilidade apontada por muitos analistas mais cautelosos é a de queda no valor do bitcoin. Essa imprevisibilidade não é nada diferente dos padrões de volatilidade que costumamos observar no mercado de criptomoedas.
Não é de agora que essa região preocupante vem sendo cogitada. A possibilidade de o bitcoin chegar aos 10 mil dólares, ou ao menos perto desse valor, é considerada pelo menos desde que a moeda começou a cair da sua máxima histórica de US $68 mil, atingindo os 17k recentemente, em junho.
Após essa baixa preocupante, o BTC tem feito uma rápida recuperação, talvez até rápida demais, chegando próximo dos 25 mil após poucas semanas. A onda de otimismo que motiva esse crescimento chega a ser surpreendente em alguns momentos, nos quais se esperava quedas e acabamos observando disparos na direção contrária.

A rapidez com que o bitcoin se distanciou positivamente sempre foi um indicativo forte de que a boa fase não iria durar. Devemos ver a moeda buscar algumas zonas de suporte abaixo dos US $23 mil, e não seria nenhuma surpresa vê-la fazendo uma correção abaixo dos 20 mil, considerando o contexto político, social e econômico que vivemos.
Tudo se conecta
Outra constante em grande parte das análises de momento das criptomoedas é o fator correlacional entre o mercado de ativos digitais e os demais setores socioeconômicos globais. A crise macroeconômica pela qual grandes potências, como Estados Unidos e China, estão passando em diversos setores afeta demais os ecossistemas econômicos mais tradicionais.
Acontecimentos como os aumentos nas taxas de juros para conter a inflação, guerras e, é claro, a pandemia invariavelmente levam as pessoas a tirar seu dinheiro de investimentos voláteis e colocá-los em opções mais seguras, como a renda fixa. Com isso, as quantias colocadas em ativos de risco são drenadas, e essas consequências se aplicam a nível global.
Se passarmos por ainda mais crises, como o iminente colapso imobiliário que ameaça a China, o bitcoin certamente sentirá os efeitos desses eventos. Naturalmente, também devemos sempre levar em conta as notícias que favorecem o mercado, como o envolvimento da BlackRock com a parceria com a Coinbase e o fundo Bitcoin Trust.
Reiterando: o cenário do BTC é majoritariamente pessimista, mas sempre há uma imprevisibilidade, que podemos observar inclusive no ainda aguardado desfecho do caso Mt. Gox, que, dependendo do destino dado ao montante “holdado”, pode influenciar para qualquer um dos lados. O impacto pode até mesmo não ser significativo, já que estamos em um cenário macro de queda.
Os ciclos do mercado
Por fim, precisamos considerar mais alguns aspectos importantes do mercado para analisar primeiramente se existe essa possibilidade de o bitcoin chegar a U$ 10.000, e se existe, qual a probabilidade real de isso acontecer.
Um desses aspectos é a natureza cíclica do ecossistema da moeda. Analisando tanto o padrão mensal quanto o anual do bitcoin, é possível concluir não só que ele deverá viver uma queda em setembro, mas também que fechará o próprio ano de 2022 em baixa.
É crucial ainda notar a predominância de uma maior força dos vendedores de BTC em favor dos compradores. Até mesmo os grandes detentores de carteiras do token não estão comprando, e sim vendendo. A quantidade de baleias do mercado está em plena queda.

Tudo isso, portanto, aponta para a manutenção de um sentimento nada otimista em relação ao bitcoin. O assustador valor especulativo de US $10 mil talvez nem seja uma realidade, mas é plausível esperar que o suporte de 20k não se mantenha.
É claro que isso depende também de uma possível ação institucional em massa, com empresas como a BlackRock catapultando o valor de todo o criptomercado com grandes investimentos e compra de BTC em altas quantidades, então só nos resta observar com a cautela de sempre.
Siga acompanhando o momento do Bitcoin no Discord da Foxbit com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos acontecimentos do mercado!