Breaking News  
Descentralização e Blockchain – Passos rumo ao futuro Blockchain

Descentralização e Blockchain – Passos rumo ao futuro

Entenda os desafios que a descentralização e o Blockchain nos ajudarão a superar.

Matheus Maranhão
Matheus Maranhão

Que o Blockchain é uma tecnologia revolucionária todos já sabem, mas qual o impacto ela pode ter, de fato, na organização da nossa sociedade? O bitcoin possibilita uma verdadeira virada de mesa no funcionamento da economia e do sistema financeiro através da descentralização. É a velha história que todo mundo fala: passamos a ser o dono do nosso próprio dinheiro. Não é mais necessário uma terceira parte na qual depositamos uma quantidade absurda de confiança para cuidar das nossas economias.

Dito isto, o conhecimento sobre as possibilidades do Bitcoin e das criptomoedas já são um tanto quanto difundidas, mas e nas outras áreas? O Blockchain tem capacidade de transformar tanto o capitalismo, quanto o funcionamento das democracias. Impacta tanto no conceito de propriedade, como proporciona um alto grau de confiança entre desconhecidos. Blockchain é sobre a criação de uma economia compartilhada, é sobre uma internet mais livre, é sobre transferir poder das corporações e governos para os indivíduos.

Blockchain e teoria dos jogos – Segurança e cooperação

As ferramentas da descentralização chegam na mesma velocidade em todas as partes do mundo, a adoção dela pode variar de região para região. Mas por serem ferramentas digitais, não existe limitações. Países de terceiro mundo, os mais prejudicados pela centralização de poder, têm o mesmo acesso à descentralização que países desenvolvidos.

Como o Blockchain e a descentralização resolvem nossos problemas?

Governos totalitários ou pouco democráticos serão forças contrárias à essa tendência, mas aqueles que adotarem a tecnologia têm possibilidade de melhorar bastante suas instituições. Com o uso do Blockchain é possível aumentar a participação popular nas decisões, logo, não existe necessidade de centenas de representantes já que em grande parte dos casos, o cidadão poderia representar a si mesmo. Outro fator que merece destaque é a confiança nas decisões.

Zimbábue – O Bitcoin mais caro do mundo

Atualmente eleições e plebiscitos têm tanta credibilidade quanto a instituição que computa seus resultados. Usando o Blockchain, teríamos uma contabilização 100% segura.

Com o Blockchain, a população diminui sua dependência de serviços governamentais de forma drástica. Inevitavelmente, o primeiro a ter seus dias contados são os serviços prestados por cartórios, um dos negócios mais lucrativos do Brasil. É possível fazer qualquer tipo de registro em Blockchain de forma imutável e infinitamente mais confiável do que qualquer cartório.

O registro de propriedades físicas, como casas e carros, poderiam ser feitos dessa maneira Os contratos inteligentes aparecem nessa onda como uma tecnologia capaz de tornar seguros contratos peer-to-peer, ou seja, contratos entre pessoas sem a necessidade de um intermediário. Eles são pedaços de código que automatizam pagamentos e transferências de propriedade, prevenindo fraudes e quebras de contrato.

A Legalidade dos Smart Contracts

A internet concentrada nas mãos de grandes corporações também pode acabar. É possível construir aplicações em Blockchain para assumir papel do Facebook, Youtube, Twitter, etc… Graças à descentralização, o usuário passa a ser dono das suas informações, evitando assim problemas como os escândalos recentes envolvendo o Facebook. Os usuários passariam a ser os donos da aplicação, emprestando sua força computacional para que elas funcionem descentralizadamente. Existem muitas formas de organizar essas novas aplicações, é possível inclusive distribuir lucros de publicidade entre os usuários que contribuem para o funcionamento da rede.

Blockchain: Uma nova geração de startups

As mudanças possibilitadas pela tecnologia Blockchain tem capacidade para reduzir custos de diversos produtos e serviços, tornar a internet e o armazenamento de dados mais seguros, democratizar o acesso à alguns serviços antes só utilizados pela parcela mais rica, como por exemplo os serviços financeiros. Tudo que foi citado no texto já existe em forma embrionária ou já estabelecida, porém é impossível prever todas as transformações ainda por vir. Uma coisa é certa: o Blockchain tem capacidade de revolucionar o mundo.

Para ficar sempre bem informado com relação ao mercado de criptomoedas, não esqueça de ativar as notificações do Cointimes em seu navegador e seguir nossas redes sociais – TwitterFacebook e Instagram.

Matheus Maranhão
Matheus Maranhão

Estudante de Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, entusiasta de criptomoedas e tecnologia Blockchain em geral.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.