O maior podcaster do mundo e defensor da liberdade de expressão, Joe Rogan, inspiração para Monark no Brasil, comentou sobre Bitcoin e os perigos de CBDCs.

Joe Rogan conversou sobre moedas digitais com seu colega de UFC, Khalil Rountree Jr., em episódio do JRE MMA Show, publicado ontem (03/05) no Spotify. Como um grande defensor das liberdades individuais, Rogan comparou o Bitcoin com o início da internet.

“Eu vejo o bitcoin da mesma maneira que via o início da internet. Acho que [os governos] não perceberam o que viria, e agora são tipos de moedas viáveis, você realmente consegue comprar coisas com elas, e acho que o governo está surtando.”

De fato, o Bitcoin foi a primeira moeda digital não emitida por governos que foi bem sucedida. E, além de ser discutivelmente tão revolucionária quanto a internet, o seu nível de adoção tem sido muito similar, conforme mostrou o analista on-chain Willy Woo.

Durante o podcast, Rogan continua o assunto explicando como os governos estão respondendo à adoção do Bitcoin, planejando e desenvolvendo uma moeda digital própria e, obviamente, centralizada. Chamada de CBDC (Central Bank Digital Currency, ou moeda digital de banco central), essa invenção traria a inovação do dinheiro programável para a mão do Estado, o que poderia ser perigoso:

“Acho que eles vão tentar fazer como fizeram… eles tentaram fazer umas merdas com a internet durante a gestão do Obama, eles iam tentar censurar a internet, mas não funcionou.

Porque as pessoas ficaram furiosas e se revoltaram, então eles achavam que as repercussões políticas disso tudo não valeriam a pena. O fim não justificava os meios, então eles desistiram. Mas eu acho que vai chegar o momento em que algum governo, seja nos Estados Unidos, ou talvez outro governo tente primeiro, vai tentar implementar… Eu sei que já fazem isso na China, mas vão tentar implementar uma moeda digital, uma moeda digital centralizada, que eles podem controlar.

O assustador é que eles podem dizer, “sabe, Khalil, nós observamos o seu comportamento online, e temos alguns pontos contra você, então você não poderá comprar isso,” ou então, “você só pode comprar o básico, você pode comprar alimento e abrigo, mas não vamos permitir que você viaje.” Isso pode ser muito assustador, eles literalmente podem limitar com o que você gasta seu dinheiro.”

Essa preocupação de Joe Rogan é compartilhada por outras pessoas, como o economista brasileiro Fernando Ulrich, que afirmou no final do ano retrasado que “Criptomoedas estatais” representam um controle Orwelliano.

“A autoridade central teria controle de tudo que está acontecendo: todas as transações que ocorrem, quem está transacionando, quanto o sujeito ou a empresa tem na carteira, quais as compras que ele fez, quando, em que horário, qual era a empresa receptora, qual foi a quantidade. Seria um controle e uma transparência realmente Orwelliana.“, disse Ulrich.

Também não é a primeira vez que Joe Rogan comenta sobre Bitcoin, no início deste ano o podcaster e ex-UFC disse que tinha “muita esperança nas criptomoedas“.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br