Pieter Wuille é um dos maiores contribuidores para o código do Bitcoin e responsável pelo grande último upgrade da criptomoeda, o Segwit. Em uma discussão com Bram Cohen (criador do BitTorrent), Wuille afirmou:
“Minha observação um tanto pessimista é que o preço é quase totalmente não relacionado à tecnologia.”
Bram disse em seu Twitter que o Bitcoin está performando melhor do que os outros criptoativos, pois, o grupo de desenvolvedores do Bitcoin “estaria superando a concorrência”.
Bitcoin isn't outperforming altcoins because of 'sound money' or 'network effects'. It's outperforming because it has a core development group who are out-executing the competition. Please thank them.
— Bram Cohen (@bramcohen) August 13, 2019
Pieter disse que não acreditava na afirmação de Bram:
“Eu não acredito que isso é verdade, ao menos não no curto e médio prazo”
I don't believe that's true, at least not over the short to medium term.
— Pieter Wuille (@pwuille) August 13, 2019
My somewhat pessimistic observation is that price is almost entirely uncorrelated with technology.
Ripple e IOTA só existem com permissão do governo
Outro dev do Bitcoin também entrou na discussão, Petter Todd, o gênio da criptografia que está na comunidade cypherpunk desde os seus 13 anos, foi mais longe e afirmou que as altcoins Ripple, IOTA e Stellar só existem graças a permissão do governo:
“Coisas centralizadas como a Ripple, IOTA e Stellar são bons exemplos: o único motivo para existirem é porque os governos estão sendo benignos agora e não foram contra as as entidades centrais que mantém esses sistemas”
O ponto dele é que a centralização não é uma péssima tecnologia no curto prazo e que implementá-la é fácil, o problema realmente é a centralização desses sistemas no longo prazo.
Eficiência x Resiliência
A afirmação de Pieter Wuille e os comentários de Petter Todd são provados quando comparamos o Bitcoin com outras criptomoedas.
Por exemplo, o Bitcoin é comprovadamente péssimo para privacidade e anonimato, e mesmo assim ele é o ativo mais utilizado em mercados negros (só atrás do dólar e de outras moedas fiat).
O btc tem um tempo de transação absurdamente alto para qualquer meio de pagamento, e mesmo assim é a criptomoeda mais aceita. Nano, Stellar e XRP (Ripple) tiveram anos para alcançá-la e não chegam perto.

O que acontece? Nick Szabo explica na mesma thread do Twitter:
” Quão bom um dinheiro é, depende muito de quão seguro e de quão amplamente trust-minimized a tecnologia é. E os hodlers racionais estão pelo longo prazo…“
Quer aprender mais sobre o Bitcoin? Conheça o maior relatório do Brasil sobre essa criptomoeda, o Cointimes Research | Bitcoin. São 60 páginas com tudo que você precisa saber sobre o presente e o futuro do Bitcoin.