"O preço é quase inteiramente não relacionado com a tecnologia", diz dev do Bitcoin | Cointimes

Menu

Home

A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satoshi
x
A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satosh

Finanças
+32 458 623 874

Investimentos
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

Pieter Wuille

“O preço é quase inteiramente não relacionado com a tecnologia”, diz dev do Bitcoin

Pieter Wuille é um dos maiores contribuidores para o código do Bitcoin e responsável pelo grande último upgrade da criptomoeda, o Segwit. Em uma discussão com Bram Cohen (criador do BitTorrent), Wuille afirmou:

“Minha observação um tanto pessimista é que o preço é quase totalmente não relacionado à tecnologia.”

Bram disse em seu Twitter que o Bitcoin está performando melhor do que os outros criptoativos, pois, o grupo de desenvolvedores do Bitcoin “estaria superando a concorrência”.

Pieter disse que não acreditava na afirmação de Bram:

“Eu não acredito que isso é verdade, ao menos não no curto e médio prazo”

Ripple e IOTA só existem com permissão do governo

Um outro dev do Bitcoin também entrou na discussão, Petter Todd, o gênio da criptografia que está na comunidade cypherpunk desde os seu 13 anos, foi mais longe e afirmou que as altcoins Ripple, IOTA e Stellar só existem graças a permissão do governo:

“Coisas centralizadas como a Ripple, IOTA e Stellar são bons exemplos: o único motivo para existirem é porque os governos estão sendo benignos agora e não foram contra as as entidades centrais que mantém esses sistemas”

O ponto dele é que a centralização não é uma péssima tecnologia no curto prazo e que implementá-la é fácil, o problema realmente é a centralização desses sistema no longo prazo.

Eficiência x Resiliência

A afirmação de Pieter Wuille e os comentários de Petter Todd são provados quando comparamos o Bitcoin com outras criptomoedas.

Por exemplo, o Bitcoin é comprovadamente péssimo para privacidade e anonimato, e mesmo assim ele é o ativo mais utilizado em mercados negros (só atrás do dólar e de outras moedas fiat).

bitcoin na deep web

O btc tem um tempo de transação absurdamente alto para qualquer meio de pagamento, e mesmo assim é a criptomoeda mais aceita. Nano, Stellar e XRP (Ripple) tiveram anos para alcançá-la e não chegam perto.

coinmap mapa de aceitação do bitcoin
Fonte – Coinmap

O que acontece? Nick Szabo explica na mesma thread do Twitter:

Quão bom um dinheiro é, depende muito de quão seguro e de quão amplamente trust-minimized a tecnologia é. E os hodlers racionais estão pelo longo prazo…


Quer aprender mais sobre o Bitcoin? Conheça o maior relatório do Brasil sobre essa criptomoeda, o Cointimes Research | Bitcoin. São 60 páginas com tudo que você precisa saber sobre o presente e o futuro do Bitcoin.

Sobre o criador de conteúdo

Apaixonado por tecnologia, inovação e criptomoedas. Escrevo matérias para o Cointimes desde sua criação.

You don't have permission to register