Cointimes

Qual o limite de preço de NFTs?

A mentalidade de investir absurdos em um NFT sem planejamento está começando a enfraquecer. O que vem depois?

A tecnologia dos NFTs é uma de muitas que vieram com o surgimento e evolução da Web 3, e atualmente vivemos um momento de muita empolgação com o conceito e as possibilidades do que é possível fazer com um token não fungível.

Mas será que essa onda de entusiasmo é justificada? Realmente vale a pena pagar fortunas em um NFT? Até onde esse mercado pode ir? Quais as possibilidades para ele a longo prazo?

Como está o mercado de NFTs agora?

Nos últimos anos, temos visto os NFTs seguirem um caminho semelhante ao das criptomoedas, ganhando notoriedade, se popularizando, ingressando em cada vez mais setores da sociedade e se tornando mais comuns, mesmo que por vezes se limitem a nichos, como música e games.

No caso dos NFTs, gerou-se uma euforia imensurável em torno de conceitos como exclusividade, ostentação e especulação, transformando o mercado de tokens não fungíveis em um ambiente de altíssimos valores de investimento, alguns inclusive cercados de polêmicas em torno da artificialidade desse crescimento.

Atualmente, estamos vendo parte do “hype” diminuindo, com diversos relatos de NFTs perdendo grande parte do seu valor. O OpenSea, um dos principais marketplaces de negociação de NFTs, vem registrando quedas na quantidade de usuários, de transações realizadas e no volume negociado, principalmente se compararmos os números em relação aos momentos de alta do mercado.

Qual o valor “real” de um NFT?

Desconsiderando por enquanto a questão dos preços exorbitantes, essa desaceleração no frenesi em torno dos NFTs pode ser explicada em parte pelo valor prático que os usuários estão começando a exigir nos bens que adquirem.

Os NFTs estão gradativamente se tornando uma porta de entrada para o mundo cripto, uma ferramenta que consegue introduzir aos poucos pessoas que não têm muito contato com a Web 3 ou com novas tecnologias de modo geral, mas que passam a se informar sobre assuntos como as blockchains e as metamasks para ter acesso, por exemplo, ao NFT do ingresso para um show ou de uma passagem aérea.

A exclusividade e a autenticidade são outros pilares fundamentais dos tokens não fungíveis, de coleções de NFTs entregues em leilões à tokenização de documentos como carteiras de motorista e a personalização de cartões. Esse é o tipo de benefício intrínseco que um usuário ou até mesmo toda uma comunidade de uma marca está procurando ao adquirir um NFT, não apenas pagar quantias extravagantes em uma imagem, sem que haja um fundamento sólido por trás dela.

Isso também se aplica ao mercado de criptomoedas como um todo, em que ativos sem uma base bem fundamentada, que não resolvem um problema real dos usuários ou não têm uma comunidade fiel, rapidamente perdem valor e desaparecem. Não deve demorar para vermos um número crescente de projetos vazios afundarem em prejuízo ou simplesmente não receberem muita atenção.

No fim das contas, não dá para apontar de maneira objetiva qual é o limite de preço para um NFT, pois sempre existirá a questão subjetiva do valor que cada um atribui a ele, como sempre acontece em todo sistema de oferta e demanda. Com o amadurecimento do mercado de NFTs, essas noções de necessidade e utilidade vão se fortalecendo e tomando o lugar de bens sem valor prático.

Para saber mais sobre NFTs e o mercado de tokens não fungíveis, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading