No dia 03 de janeiro a comunidade do Bitcoin (BTC) comemora o primeiro bloco minerado na rede e também, desde 2019, o dia do Proof of Keys (prova das chaves), onde traders e holders são incentivados a retirar seus fundos das exchanges em conjunto, por uma série de motivos.

Saiba mais: Qual a importância de ter a soberania de seus investimentos?

Todo dia é dia de Proof of Keys

Retirar seus fundos das exchanges é muito importante para manter o ecossistema honesto e aproveitar todas as vantagens de exercer a soberania sobre seus investimentos e você não precisa fazer isso só no dia 03 de janeiro.

Existe um incentivo muito grande para que o resgate seja feito em conjunto, principalmente para exercer pressão sobre os serviços de custódia e garantir que estes possuam liquidez – garantindo que possuem a quantidade de moedas que eles dizem ter -, mas os benefícios de controlar suas próprias chaves são muitos.

Passfolio

Caso você tenha perdido o Proof Of Keys, sempre é tempo de se juntar ao movimento e garantir que suas moedas sejam realmente suas.

“Not your keys, not your coins”.

“Não é sua chave, não são suas moedas”.

Como encontrar a carteira ideal no proof of keys?

Para isso, vamos sugerir algumas carteiras não-custodiais que você pode utilizar para armazenar suas criptomoedas em segurança.

É recomendado fazer seu próprio estudo sobre cada uma delas para garantir que sejam legítimas e atendam suas necessidades.

Alguns pontos que normalmente devem ser observados ao escolher a carteira:

  • Se ela te fornece a chave privada que garante o controle absoluto dos fundos;
  • Se essas chaves privadas são armazenadas em servidor de terceiros ou localmente, sendo o armazenamento local o mais indicado;
  • Se o código do software é aberto e auditável;
  • E se tem boas referências e bom tempo de mercado, com histórico positivo.

Caso o acesso seja online, é importante sempre verificar o endereço para evitar cair em golpes de phishing, onde o golpista leva o usuário para um site com endereço e layout parecidos com o da carteira, fazendo com que a chave privada seja inserida em um campo e o atacante assuma controle dos fundos.

O backup da chave privada (seed ou frase mnemônica) deve ser feito preferencialmente em um local offline, anotando em um pedaço de papel, madeira, ou, melhor ainda, em metal à prova de fogo, para garantir sua durabilidade.

Ter a soberania também significa ter a responsabilidade única e integral sobre a segurança de seus fundos. Depende apenas de você!

Sugestões de carteiras de Bitcoin

O site bitcoin.org oferece a possibilidade de você escolher algumas funcionalidades que considere importantes e filtrar entre opções de carteiras, hot wallet (carteira quente – online), cold wallet (carteira fria – offline), para mobile ou desktop.

Quando filtrei por carteiras indicadas para desktop windows; novos usuários (new); com controle (chave privada); e transparência (código aberto – auditabilidade), o site me sugeriu a Electrum.

site bitcoin.org sugerindo carteiras de bitcoin

Ao clicar no link, o bitcoin.org leva para uma página onde ele explica sobre a carteira e fornece links mais confiáveis e verificados para acessar o aplicativo e diminuir os riscos de cair em phishing.

Existe também a opção de buscar carteiras que possibilitam a configuração de taxas de rede de forma manual (mas para o novo usuário essa funcionalidade pode não ser a ideal).

Algumas sugestões de hot wallet para Bitcoin (BTC) são: Electrum para desktop; Bitcoin Wallet e Unstoppable para mobile.

Sugestões de carteiras de Ethereum

O Ethereum (ETH) acaba sendo muito utilizado em carteiras multi-moedas, por sua proposta ser diferente das outras criptomoedas abordadas nesta matéria.

Ethereum tem a proposta de ser uma plataforma para aplicativos descentralizados e contratos inteligentes, que permite interatividade entre diversos tokens e integrações, sendo assim, normalmente o foco das carteiras está em favorecer esse tipo de experiência.

As duas carteiras que mais se alinham com a proposta deste texto são a MetaMask – extensão de navegador e a Unstoppable – mobile. Ambas não-custodiais, que fornecem chave privada e de código aberto.

Uma ótima opção para quem busca mais segurança, tanto para o Ethereum como para as demais criptos, é utilizar a Trezor – carteira de hardware multi-moedas.

Sugestões de carteiras de Monero

De todas as criptomoedas abordadas nesta matéria, a Monero (XMR) talvez seja a que possui a comunidade mais fiel aos princípios de auto-soberania e isso se dá pela proposta do projeto ser realmente oferecer um dinheiro digital privado e não-custodial.

Todas valorizam estes conceitos, mas a comunidade da Monero se destaca.

Para uma experiência completa de soberania, auditabilidade e privacidade, o ideal é que cada usuário rode seu próprio node, mas caso você não saiba ou não possa fazer isso, ainda consegue aproveitar a experiência da XMR através de carteiras de código aberto e que fornecem uma chave privada armazenada localmente.

Duas muito recomendadas são a Monerujo – mobile, Android; e a Cake – mobile, iOS.

Caso queira mais informações sobre os clients e nodes, pode acessar o site getmonero.org.

Sugestões de carteiras de Bitcoin Cash 

No site bitcoincash.org é possível encontrar diversas opções de carteiras.

A opção mais recomendada pela comunidade do Bitcoin Cash (BCH) e que oferece uma boa experiência ao usuário, além de cumprir com os outros requisitos (chave privada e código aberto) é a Electron Cash – desktop, mobile e roda na maioria dos sistemas operacionais.

Sugestões de carteiras de Nano

No site hub.nano.org é possível encontrar diversas opções de carteiras.

As mais recomendadas pela comunidade da Nano (XNO) e que oferecem uma boa experiência ao usuário, além de cumprir com os outros requisitos (chave privada e código aberto) são a Natrium – mobile; e a Nault – desktop e navegador.

Leia mais:

Bitcoin Genesis Day e cenário dos países da América Latina em 2022 é desafiador – Resumo de Mercado

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.