O autoproclamado Satoshi Nakamoto, Craig Wright, vem processando algumas exchanges por venderem Bitcoin de “forma fraudulenta” e “ferindo a propriedade intelectual” do empresário.

Quem é Craigh Wright?

O australiano Craight Wright, um fraco candidato a ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto – criador do Bitcoin – é uma figura polêmica no mercado de criptomoedas que de tempos em tempos protagoniza algumas manchetes interessantes.

Em dezembro de 2015, a revista de tecnologia Wired publicou um artigo alegando ter descoberto a identidade de Satoshi, com evidências fornecidas pelo Gizmodo (blog) que ajudavam na construção do argumento.

Algumas horas após a publicação da reportagem, a casa do suposto inventor foi invadida pela Polícia Federal Australiana para uma investigação do escritório de tributação do país.

Em maio de 2016, Wright foi a público revelar que sim, ele realmente era Satoshi Nakamoto.

Existem uma série de evidências bem fortes que refutam essa possibilidade.

Craigh Wright é fundador da empresa DeMorgan Ltd., que já recebeu mais de US $54 milhões em incentivos do governo da Austrália.

Ele também era o cientista de computação chefe da nChain, empresa que criou o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) em 2018 a partir de um fork do Bitcoin Cash (BCH) e sempre foi um forte apoiador do BSV, dizendo que esta é a “verdadeira visão de Satoshi Nakamoro sobre o que deve ser o Bitcoin”.

Disputas judiciais

O australiano parece gostar de “uma corte”, já que esteve envolvido diversas vezes com processos judiciais, dos quais a grande maioria envolve a premissa de sua alegação sobre ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto.

Saiba mais:

A mais recente ocorreu hoje, terça-feira, 03 de maio de 2022.

Propriedade Intelectual e Fraude

A empresa londrina de advocacia, Ontier, que representa Wright, anunciou a abertura processual contra duas das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, a Coinbase e a Kraken, por venderem uma versão fraudulenta do Bitcoin.

De acordo com a acusação, ambas empresas oferecem aos seus clientes a compra do Bitcoin original, quando na verdade vendem o Bitcoin Core, que seria uma versão falsificada do ativo original.

Segundo Craig, o correto seria que as empresas vendessem o Bitcoin SV.

Saiba mais: Bitcoin SV, liderado por falsário, sofre ataque de 51%

A Kraken possuía o BSV listado para negociação, mas retirou o par em 2019 devido ao comportamento tóxico do empresário australiano em tentar assumir propriedade intelectual sobre o ativo e também devido às suas alegações em ser o criador original do BTC.

Parte do argumento da acusação se dá ao fato de que as empresas continuam utilizando o termo “Bitcoin” sem consentimento do cientista, para uma atividade fraudulenta que visa enganar seus consumidores.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.