Cointimes

Versão em código aberto do Twitter lança protocolo para rede social descentralizada

Blocos descentralizados unidos por luz

O projeto concebido em 2019, Authenticated Data Experiment, foi incorporado formalmente no início de 2022.

A Bluesky, empresa financiada pelo Twitter, lançou um código para protocolo de uma rede social descentralizada. O sistema se chama Authenticated Data Experiment (ou ADX), e já está disponível no GitHub para desenvolvedores testarem, embora a Bluesky enfatize que ele ainda não está completo.

O ADX será o início de um processo de desenvolvimento semi-público. Vamos liberar o trabalho antes que ele esteja completo, mas também vamos nos permitir tempo suficiente para novos rumos em estágios iniciais.

Jay Graber, CEO da Bluesky

O repositório do GitHub inclui uma visão geral dos objetivos e design do ADX, assim como parte de um código experimental. “Fique à vontade para mexer no código, mas ainda não tente criar a próxima grande rede social com ele. Têm coisas faltando, e algumas coisas vão mudar,” diz Graber. O código está disponível sob uma licença MIT de código aberto.

Leia também: Entenda o que é descentralização de uma vez por todas.

O ADX não é um projeto de rede social, ele é um protocolo que supostamente permite que usuários transfiram mensagens de mídia social ou engajamento entre redes, sem que isso danifique as opções de moderação das próprias redes. 

No ADX, os dados viverão em “Repositórios de Dados Pessoais” de propriedade do usuário, com isso, plataformas podem optar por indexar apenas parte deste conteúdo.

Desde que Elon Musk adquiriu o Twitter, um de seus planos envolve colocar o algoritmos do Twitter em código aberto para aumentar a confiança na plataforma. A Bluesky, entretanto, não possui relação com isso, visto que é uma iniciativa preexistente à compra, e que possui objetivos diferentes. 

Jack Dorsey, ex-CEO da Bluesky, anunciou em 2019 que o Twitter financiaria a pesquisa de uma versão descentralizada de seus serviços. Em fevereiro de 2022, a Bluesky foi criada formalmente como uma empresa de benefício público, focada na adoção em larga escala de tecnologias para conversas públicas abertas e descentralizadas

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading