Um grupo de brasileiros da comunidade da Cardano quer apresentar a nova internet – Web3.0 – para o rei da internet atual (ou passada), o Google.

E pretendem cumprir essa missão através dos NFTs artísticos e de um contato em comum.

Polêmica sobre a Web3.0

Web3 deve ser a palavra mais utilizada na bolha cripto do Twitter essa semana, graças às discussões acaloradas entre Jack Dorsey (ex-CEO do Twitter e CEO da Block), Elon Musk e entusiastas da tecnologia.

O que vem trazendo uma atenção necessária para o que pode ser uma grande revolução tecnológica já em andamento na forma como indivíduos e empresas se relacionam com a internet.

Passfolio

Existe uma carência muito grande de material educativo e informação de qualidade sobre a Web3.0 e todas as possibilidades que ela pode oferecer, sejam econômicas, monetárias, de compartilhamento de dados, meio artístico, empresarial e comunicação P2P (seja pessoa a pessoa, B2C – Empresas-Consumidores, ou B2B – Empresas-Empresas).

Comunidade Cardano Brasil e NFTs

Desde maio de 2021 que já é possível utilizar a tecnologia de Tokens Não-Fungíveis (NFT) na rede da Cardano (ADA). Cunhando, armazenando e negociando tokens únicos protegidos por criptografia e blockchain, de forma descentralizada e segura.

A atualização que permitiu a implementação dos NFTs na Cardano foi chamada de “Mary” e os ativos podem ser negociados em marketplaces como o CNFT.io, da mesma forma como é feito com tokens da rede Ethereum (ETH) em plataformas mais conhecidas como a OpenSea.io.

Cardano non-fungible tokens

A iniciativa da ousada missão de inserir o gigante Google nesse mundo partiu do embaixador da ADA no Brasil, Marcus Vinícius, em uma publicação no Instagram @cardanobr.

Ele convoca a comunidade a ajudá-lo a estabelecer uma ponte de contato com o Google para a cunhagem de NFTs personalizados, fornecimento de conteúdo educativo ou simplesmente uma conversa de apresentação da comunidade, tecnologia e da proposta.

Experiência com NFTs e contato em comum

Segundo a publicação, cerca de 3.000 NFTs foram criados a partir de artes únicas em 2021.

“Foram experimentos bacanas de se participar e proporcionaram um grande aprendizado para nós. Desenvolvemos campanhas experimentais de cerca de 40 coleções de arte com diferentes conceitos.”, escreve Marcus.

Além de Marcus Vinícius (embaixador da Cardano no Brasil), também estão envolvidos Fernando Torelli (ilustrador) e João Lelo (muralista).

As coleções desenvolvidas podem ser encontradas e adquiridas na página https://lelo021.carrd.co/.

João Lelo realizou recentemente um trabalho para o escritório da Google Brasil, com a confecção de um mural personalizado que, por sugestão da comunidade, poderia ser a base para uma possível cunhagem dos produtos digitais tokenizados.

mural google brasil por joão lelo
Foto por João Lelo (muralista) no escritório Google Brasil

Web3.0 veio para ficar; entenda a tendência

Apesar de já possuir muitos críticos, a Web3 parece ter vindo para ficar e já vemos indícios de que ela estará cada vez mais presente em nosso dia-a-dia e no dia-a-dia das empresas.

Cabe a cada um saber o quanto querem imergir nesse mundo novo e o quão cedo (ou tarde) querem fazer isso.

Não são poucos os casos de grandes nomes e marcas já estarem participando do metaverso, mercado de NFTs, adoção de criptomoedas e outras tantas funcionalidades que a tecnologia descentralizada (ou à caminho da descentralização) permite.

Leia mais:

Corretoras sem KYC para comprar criptomoedas com mais privacidade

Lucros dos mineradores caíram, mas agora eles estão guardando seus bitcoins

“O golpe está aí, cai quem quer”; 3 golpes mais comuns em 2021

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br