Cointimes

Momento de mercado: contagem regressiva para o The Merge

Com a primeira etapa da atualização da rede do Ethereum prestes a ser iniciada, o mercado cripto segue navegando por mares agitados.

O The Merge, primeira etapa da grande atualização do ecossistema do Ethereum, acontecerá nesta quinta, dia 15 de setembro. Como estão o ether e o mercado de criptoativos frente a este importante acontecimento, e como o próprio ETH deverá reagir nos próximos anos?

O criptomercado e o Ethereum hoje

O Ethereum segue em uma impressionante contramão em relação à maioria negativa do mercado, ainda que também sofra com os efeitos macroeconômicos e com a volatilidade típica de todo ativo de risco. A atualização Bellatrix fez com que o ETH começasse a última semana em uma alta de 7%.

O efeito The Merge tem se beneficiado da perda de dominância do Bitcoin no mercado, aumentando a força do Ethereum tanto no geral quanto em relação ao próprio BTC.

Por outro lado, a incerteza quanto aos efeitos e ao sucesso da atualização na rede do ETH levou a uma diminuição no volume da moeda depositado em staking, ainda que o endereço onde estão os nodes que irão validar a nova rede proof of stake atualmente concentre o terceiro maior volume em circulação da moeda, com 11,2%.

O mercado cripto tem um padrão de precificação de um ativo antes do acontecimento de um evento relevante, seguido pela realização de lucro após esse evento. No caso do The Merge, esse padrão é corroborado pela enorme quantidade de investidores que compraram ether em momentos de baixa e estão posicionados há bastante tempo aguardando essa importante atualização, buscando realizar o valor investido.

Infelizmente, nem o Ethereum está imune a acontecimentos como a atual crise inflacionária nos Estados Unidos, e o mesmo vale para o resto dos criptoativos. Só devemos ver uma mudança de panorama caso haja um controle dessa inflação.

No fim das contas, após o The Merge, o ETH deverá ser afetado pela volatilidade do mercado e pelo recente aumento dos juros americanos, inicialmente sofrendo uma queda e em seguida se lateralizando para reforçar o sucesso do primeiro passo da grande transformação da rede chefiada por Vitalik Buterin.

E o futuro do Ethereum?

A curto prazo, não devemos ver grandes saltos do Ethereum, principalmente considerando o momento global absolutamente instável que vivemos, com conflitos geopolíticos, crises inflacionárias e as consequências ainda existentes da pandemia do COVID-19 principalmente em países como a China.

Já no longo prazo, o futuro do Ethereum deverá ver a moeda assumindo um novo patamar com as próximas etapas da atualização do projeto. Algumas mudanças na rede do ether vão elevar bastante o valor da moeda, como o tão falado halving triplo, que irá gerar um movimento deflacionário sem precedentes para o ETH.

É claro que, se tratando de um mercado tão volátil quanto o de criptomoedas, sempre devemos considerar a imprevisibilidade de eventos globais e da movimentação dos demais mercados, que estão profundamente relacionados com os ativos digitais.

Porém, considerando um cenário macroeconômico minimamente estável no qual as demais etapas da atualização do Ethereum sejam bem-sucedidas, não é nenhum absurdo projetar o ETH alcançando topos em US$ 10 mil, 15 mil, até mesmo entre 20 e 30 mil em alguns anos. Já existem projeções que colocam a moeda nessas zonas.

O Ethereum já vem tendo um excelente desempenho nos últimos anos, não apenas entre os criptoativos, mas em comparação com gigantes do mercado financeiro. A atualização da rede irá agregar ainda mais valor ao projeto, começando pelo The Merge, cujos efeitos deverão ser observados logo neste ano.

Para seguir acompanhando o The Merge e todas as outras etapas da atualização do Ethereum, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading