Somente o futuro nos dirá se essas vantagens do Bitcoin serão suficientes para substituir o sistema monetário atual.

Leia também:
++ Bitcoin é como…
++ Um breve dossiê do halving do Bitcoin
++ Você pode estar comprando o Bitcoin errado

Um texto de Sylvain Saurel, portanto pode não representar perfeitamente a opinião do Cointimes.

O Bitcoin percorreu um longo caminho desde a sua criação por Satoshi Nakamoto no início de 2009. De fato, quem poderia imaginar na época que o Bitcoin seria o ativo de maior sucesso da próxima década. Provavelmente ninguém, nem mesmo o próprio Satoshi Nakamoto. Apesar da queda recente de preço do Bitcoin para cerca de US$ 7.000, o Bitcoin ainda é o ativo com melhor desempenho dos últimos 11 anos.

O sucesso é tal que cada vez mais apoiadores de Bitcoin acreditam que sua criptomoeda substituirá o sistema monetário atual no futuro. Dado o sucesso do Bitcoin até agora, as pessoas que os chamam de sonhadores estão assumindo grandes riscos, na minha opinião.

Somente o tempo dirá se os apoiadores do Bitcoin estão certos ou errados. Enquanto isso, proponho que você revise as 4 vantagens fundamentais do Bitcoin em comparação com o sistema monetário atual. São essas quatro vantagens que tornam o Bitcoin uma alternativa credível a esse sistema.

1. Bitcoin não tem um líder ou proprietário

Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin, mas ele escolheu se apagar permanecendo anônimo. Bitcoin é simplesmente seu presente para a humanidade. Assim, o projeto não tem líder ou proprietário.

Bitcoin pertence a todos os habitantes da Terra.

Tudo isso torna o Bitcoin claramente universal. A ausência de um líder torna o Bitcoin claramente imparável. De fato, políticos e reguladores nos principais países desenvolvidos não têm ninguém para perseguir ou retardar o crescimento do Bitcoin.

Essa falta de um único líder para o Bitcoin força a comunidade a encontrar consenso para evoluir a tecnologia subjacente.

O Bitcoin é, portanto, uma democracia em que todos os usuários têm o mesmo peso. Estamos aqui a alguns anos-luz de nossas democracias atuais, nas quais a maioria dos cidadãos perdeu a confiança.

Deve-se dizer que o hábito irritante dos banqueiros centrais de criar cada vez mais dinheiro girando a placa de impressão de notas é suficiente para deixá-lo perplexo e fazer com que você perca total confiança no atual sistema monetário.

Para muitos, os banqueiros centrais são responsáveis ​​pelas grandes disparidades de riqueza no mundo de hoje. O sistema monetário atual está quebrado e não parece ser reparável como está.


Quer saber como conseguir o melhor preço para comprar Bitcoin no Brasil? Assista esse vídeo e aprenda a sempre aproveitar as melhores cotações do mercado!


2. Você não precisa de permissão para participar

A criação de dinheiro é uma reserva dos banqueiros centrais em todos os principais países desenvolvidos. A decisão de criar cada vez mais moedas fiduciárias é deles e as pessoas não têm voz sobre o assunto.

As pessoas não querem mais ficar de fora das decisões que desvalorizam ainda mais seu dinheiro.

Infelizmente, o sistema monetário atual não foi projetado para dar ao povo a oportunidade de expressar suas opiniões sobre as principais decisões tomadas pelos banqueiros centrais.

Por outro lado, o Bitcoin é um sistema sem permissão aberto a todos.

Qualquer pessoa pode optar por participar do blockchain do Bitcoin. Não há necessidade de permissão especial. Para fazer isso, basta baixar o Bitcoin, cujo código fonte é aberto.

Depois que o Bitcoin estiver instalado no seu computador, você poderá se tornar um nó da rede e participar da validação das transações do Bitcoin. Você se torna um mineiro e pode tentar obter parte da famosa recompensa dada aos mineiros que validam um bloco de transações.


++ Como minerar Bitcoin? Como funciona a mineração?


Obviamente, com um computador simples, suas chances são mais do que reduzidas, devido ao poder de computação que você precisa agora. No entanto, nada impede que você configure sua própria fazenda de mineração, por exemplo, porque o Bitcoin é aberto a todos.

3. Bitcoin é descentralizado

Antes de falar sobre as vantagens da descentralização do Bitcoin, vou fazer uma pergunta sobre o dinheiro que você tem na sua conta bancária:

Você pode usar o dinheiro armazenado em sua conta bancária como realmente deseja, sem nenhum controle do seu banco?

Embora muitos acreditem que a resposta a essa pergunta seja sim, a verdade é que os bancos têm o direito de controlar o dinheiro que guardam para você.

De fato, um banco pode bloquear algumas de suas transações ou encerrar sua conta a qualquer momento, se decidir de maneira totalmente arbitrária. O banco também fornecerá às autoridades fiscais informações sobre todas as suas transações bancárias.

Claro, você não tem nada a esconder. No entanto, por que você não pode ter direito à confidencialidade e dispor do seu dinheiro como desejar?

Com o Bitcoin, esse problema não surge. Quando você compra Bitcoins, eles são realmente seus. Você pode usá-lo como quiser, porque ninguém poderá impedi-lo de fazer transações no blockchain.

A descentralização do Bitcoin permite que você aproveite seus Bitcoins da maneira que desejar.

O Bitcoin, portanto, devolve o poder aos seus usuários. A adoção em massa do Bitcoin pelo público em geral como um sistema de pagamento on-line permitiria que as pessoas recuperassem o controle sobre o sistema monetário e recuperassem a confiança nele.

Isso dá uma melhor compreensão de por que os políticos nos principais países desenvolvidos têm uma profunda aversão ao Bitcoin: eles simplesmente têm medo de perder seu poder, que abusam o tempo todo.

4. Bitcoin é transparente e totalmente verificável por todos

O Bitcoin é baseado em um blockchain cuja operação foi detalhada por Satoshi Nakamoto em seu white paper “Bitcoin: A Peer-to-Peer Eletronic Cash System“. Além disso, o código fonte do Bitcoin está aberto, o que significa que qualquer desenvolvedor pode recuperá-lo e estudá-lo para verificar como o Bitcoin funciona por dentro.

O Bitcoin é transparente, o que o torna totalmente verificável por qualquer pessoa.

Todas as transações Bitcoin são acessíveis livremente no blockchain, cujo livro de contas é realmente aberto. Tudo isso permite que os usuários de Bitcoin tenham total confiança no sistema que estão usando.

O poder do Bitcoin, portanto, reside acima de tudo na confiança que os usuários têm no poder de sua tecnologia.

Por outro lado, o atual sistema monetário é construído sobre uma relação de confiança adquirida pelo governo. Esse poder concedido aos políticos por meio de eleições democráticas é amplamente utilizado e não há mais salvaguardas para permitir que o povo mantenha o controle.

Uma adoção em massa do Bitcoin constituiria a aquisição de um novo tipo de sistema monetário baseado em confiança genuína e verificável.

Conclusão

Enquanto chegamos em 2020, ninguém pode dizer com certeza se o Bitcoin será capaz de substituir o atual sistema monetário no futuro. Em 2009, ninguém também foi capaz de prever que o Bitcoin seria o ativo com melhor desempenho da próxima década. E, no entanto, os fatos falaram por si só.

Criado por um único homem, o Bitcoin hoje tem uma capitalização de mercado de mais de 130 bilhões de dólares, o que já o tornaria um membro dos 60 países mais ricos do mundo. Portanto, tudo é possível com o Bitcoin e o futuro pode surpreender seus detratores.

O sistema monetário atual foi construído em um sistema hierárquico, centralizado e cheio de permissões, é claramente falho e insustentável. Com sua tecnologia descentralizada, transparente e sem permissão, o Bitcoin poderia muito bem ser uma resposta ao fracasso desse sistema, colocando a noção de confiança de volta no coração de um novo sistema que beneficiaria o maior número de pessoas.


Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin.