Cointimes

O sistema bancário foi apenas o começo para a tecnologia blockchain

Tecnologia Blockchain
  • O sistema bancário foi o primeiro grande impacto da tecnologia blockchain, através do Bitcoin, mas seu potencial é muito maior que esse.
  • Veja outros setores que também podem ser completamente revolucionados com a tecnologia.

A origem Blockchain

Blockchain é, de forma muito resumida, uma tecnologia de registro e compartilhamento de dados. A primeira aparição do termo foi em 2008, no whitepaper Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer.

Satoshi Nakamoto precisava de uma solução para gerar escassez digital e criar uma moeda que resolvesse o problema do, corrompido, sistema bancário oligopolista, centralizador e altamente influenciado por governos e interesses políticos.

A solução para isso foi, entre outras inovações no protocolo Bitcoin, a criação do blockchain.

Por este motivo é normal associar blockchain, bitcoin e sistema bancário, mas o uso da tecnologia pode ir muito além dos bancos.

O livro-razão virtual com os casos de uso para um registro transparente e verificável de dados de transações são praticamente infinitos – especialmente porque a maioria dos blockchains operam por meio de uma plataforma descentralizada que não requer supervisão central, tornando-os resistentes a fraudes.

Agora, com a chegada do metaverso, a tecnologia blockchain se tornará mais significativa, pois criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) permitirão compras e armazenamento de valor em realidade virtual.

Algumas outras indústrias e setores que podem ser beneficiados

Os benefícios para qualquer indústria são praticamente ilimitados ao abrir mão da descentralização e da necessidade de confiar em um terceiro/intermediário para diversos tipos de operações e interações humanas.

Saiba mais: Entenda o que é descentralização de uma vez por todas

No entanto, alguns setores mais específicos podem ver um benefício imediato de forma mais evidente que outros. Alguns deles:

Setor financeiro

Não se limitando apenas à custódia patrimonial, mas também todos os outros braços do setor financeiro podem ser (e já estão sendo) impactados pela tecnologia blockchain e o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi – Decentralised Finance) vem demonstrando isso para o mercado.

Empréstimos, liquidez, market makers automáticos, câmbio (forex), títulos (bonds), fundos de cobertura, pagamentos digitais, etc.

Viagem e mobilidade

Desde a manufatura de veículos automotivos com o registro de partes usadas na fabricação destes veículos em blockchain e a possibilidade de monitorar a cadeia de fornecimento (supply chain), melhores preços e disponibilidade; até a possibilidade de comprar, armazenar e utilizar uma passagem aérea também em blockchain, a tecnologia pode impactar muito este setor.

A Daimler fez parceria com a Ocean Protocol, com sede em Cingapura, para explorar como o blockchain poderia ser usado para compartilhar dados da cadeia de suprimentos entre seus centros de fabricação e parceiros.

Sob o MOBI, outras montadoras como GM e BMW fizeram parcerias para compartilhar dados de carros autônomos usando a tecnologia blockchain.

Saiba mais: Airbnb pode aceitar criptomoedas em 2022

Infraestrutura e energia

Desde armazenamento de plantas e outros projetos de engenharia em blockchain, protegidos pelo livro-razão virtual, facilmente armazenados e transferíveis; até Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), mudando a interação homem-máquina; ou a revolução do mercado imobiliário com compra e venda de lotes de terrenos no metaverso; as possibilidades são ilimitadas.

Saiba mais: Corretora de imóveis migra para o metaverso e fatura milhões em criptomoedas

Na parte de energia, o monitoramento de consumo também pode ser realizado de forma transparente e acessível.

A Abu Dhabi National Oil Company usa um sistema baseado em blockchain para rastrear de forma segura e automática as quantidades de produção e executar transações durante diferentes estágios da produção de petróleo e gás.

Alguns outros setores que também estão se movendo nessa direção

  • Saúde e bem-estar (a IOTEX, por exemplo, fez uma parceria recentemente com uma empresa de healthcare com soluções em Web3).
  • Governança (as DAOs, organizações autônomas descentralizadas vêm revolucionando a área de governança que pode ser adotada por governos ou até mesmo para a constituição dos EUA, ou times de futebol americano).
  • Informação e Comunicação, entre tantos outros.

Consegue pensar em algum outro setor que também pode ser beneficiado pela tecnologia blockchain? Comente nas redes sociais | Telegram | Twitter | FacebookInstagram | do Cointimes!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading