Sean Williams (@AMCscam) é redator para o The Motley Fool e escreveu um artigo com 3 projetos de criptomoedas que possuem claras vantagens competitivas no mercado e podem se destacar em 2022 por conta de seus fundamentos.

Trouxemos a tradução na íntegra do artigo original publicado na NASDAQ por Sean Williams – The Motley Fool.

Em alguns dias, a cortina se fechará em 2021 e os investidores cripto provavelmente abrirão o champanhe após outro ano excepcional. Em meio a negociações voláteis, o valor agregado das moedas digitais aumentou 185% no acumulado do ano, até o final da noite de 16 de dezembro.

Sem dúvida, os “Dois Grandes” – Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) – desempenharam um papel significativo no aumento do valor total de mercado das criptomoedas. Essa dupla dinâmica representa 58,8% do valor total no mercado cripto.

No entanto, 2021 também foi um ano em que outras criptomoedas com claras vantagens competitivas brilharam.

Quando digo “vantagens competitivas”, estou me referindo a projetos de blockchain que demonstram uma vantagem competitiva sobre as outras 15.700 criptomoedas listadas.

A diferenciação é absolutamente imprescindível para que as moedas digitais se destaquem em um espaço cada vez mais saturado.

O espaço cripto está cheio de barulho

Infelizmente, também existe muito “barulho”. Dois bons exemplos são as moedas com tema de cachorro ultra-populares, Shiba Inu (SHIB) e Dogecoin (DOGE).

Shiba Inu e Dogecoin são duas das moedas digitais mais pesquisadas nos EUA e, sem dúvida, geram a maior quantidade de buzz nas mídias sociais. Isso porque essas duas moedas geraram retornos “life changers”.

SHIB valorizou mais de 45.000.000% este ano e DOGE alguns “modestos” 3.400%.

Infelizmente, a capacidade de gerar buzz nas mídias sociais e “aumentar a comunidade”, como os entusiastas gostam de dizer, não tem relação com a utilidade ou futuro de um projeto no mundo real.

Nem Shiba Inu nem Dogecoin oferecem algo que se assemelhe a uma vantagem competitiva ou verdadeira diferenciação.

Shiba Inu nada mais é do que um token ERC-20 construído no blockchain Ethereum. Ele está sujeito às mesmas altas taxas de transação e atraso de processamento que podem ocasionalmente afetar a rede ultra-popular. Enquanto isso, as taxas de transação do Dogecoin são nitidamente mais altas do que várias outras moedas de pagamento populares, e sua rede não é capaz de lidar com tantas transações por segundo.

Shiba Inu e Dogecoin são o que parecem ser oportunidades de investimento fugazes no espaço da criptografia.

Essas moedas digitais oferecem verdadeiras vantagens competitivas

Em comparação, um pequeno grupo de projetos de blockchain se destaca por oferecer vantagens competitivas verdadeiras e, portanto, poder de permanência genuíno a longo prazo.

Aqui estão três exemplos perfeitos: Avalanche (AVAX), Nano (XNO) e Algorand (ALGO).

Avalanche

A primeira moeda digital que oferece vantagens claras sobre a grande maioria do cenário de criptografia é a rede de blockchain baseada em contrato inteligente Avalanche (AVAX).

Contratos inteligentes ajudam a verificar, facilitar e fazer cumprir um contrato entre duas partes.

Avalanche se destaca pela escalabilidade, velocidade e compatibilidade de sua rede blockchain.

Em termos de escala, a equipe de desenvolvimento do Avalanche observa que a rede é capaz de lidar com mais de 4.500 transações por segundo (TPS).

Para colocar esse número em uma perspectiva, o processador de pagamentos Visa afirma lidar com até 24.000 TPS.

Comparativamente, o Bitcoin (antes de sua atualização Taproot) e Ethereum só são capazes de lidar com 7 TPS e 13 TPS respectivamente.

A Avalanche também é rápida, com uma confirmação finalística de menos de dois segundos. Esta é uma maneira elegante de dizer que as transações são concluídas (ou seja, validadas como verdadeiras e liquidadas) em menos de dois segundos.

No Ethereum, os blocos levam cerca de seis minutos para serem confirmados de forma finalística, e o Bitcoin, possui confirmação final do bloco em cerca de 60 minutos, com 6 confirmações de 10 minutos cada.

Mas o aspecto mais emocionante da AVAX pode ser que a Máquina Virtual Ethereum já esteja operando em sua blockchain.

Em vez dos desenvolvedores de aplicativos descentralizados (dApp) precisarem lidar com altas taxas de transação e congestionamento de rede com Ethereum, eles podem mover seus projetos para Avalanche e desfrutar de custos mais baixos e eficiência de rede aprimorada. É assim que se parece uma “Vantagem Competitiva”.

Nano

Um pequeno número de moedas orientadas para serem dinheiro também oferece vantagens competitivas claras. Um exemplo é Nano (XNO).

Os três aspectos que permitem que Nano se destaque acima da maioria das redes com foco financeiro são sua escalabilidade, velocidade e custo.

A primeira coisa que os investidores em potencial notarão sobre nano é que não é uma rede blockchain tradicional. Em vez disso, é uma grade de blocos com diversas blockchains, chamada de block-lattice.

Com o block-lattice, cada usuário tem seu próprio blockchain que pode ser adicionado gratuitamente. Não ter que competir com outros usuários ou obter a aprovação de ninguém que não seja o remetente e o destinatário do pagamento, permite que a rede seja escalada rapidamente sem comprometer sua eficácia.

Nano também é uma rede ultrarrápida. De acordo com sua equipe de desenvolvimento, ela pode concluir transações em menos de um segundo, com confirmação de finalidade determinística.

Considerando que a infraestrutura de pagamentos internacionais hoje leva uma semana para validar e liquidar as transações, a nano ser capaz de completar os pagamentos financeiros globais em menos de um segundo, é espantoso.

O terceiro fator de diferenciação da Nano é o seu custo… Ou devo dizer: a falta dele.

O mecanismo de consenso da Nano, conhecido como Votação Representativa Aberta (ORV – Open Representative Voting), garante que as transações na rede sejam gratuitas, enquanto mantém os incentivos para um consenso eficiente e seguro.

Algorand

Uma terceira criptomoeda que oferece vantagens competitivas claras é o Algorand (ALGO).

Tal como acontece com as outras moedas digitais acima, existem três maneiras identificáveis ​​de como a rede da Algorand se destaca no mar crescente de projetos de blockchain.

Para começar, o mecanismo de consenso de blockchain de Algorand é único e uma verdadeira melhoria em relação ao proof-of-stake tradicional.

O Algorand utiliza o que chama de proof of stake puro, ou PPoS (Pure Proof of Stake).

Com o PPoS, pequenos grupos de holders de ALGO são aleatoriamente e secretamente escolhidos para propor blocos e votar nas propostas.

A vantagem do PPoS é que ele praticamente elimina a probabilidade de um pequeno número de atores sabotar ou interromper a rede.

Um segundo benefício da rede Algorand é sua velocidade. Os desenvolvedores atualizam regularmente os principais números de desempenho da rede no site do projeto.

Em 16 de dezembro, Algorand era capaz de 1.162 TPS, mas o mais importante, tinha uma confirmação finalística de bloco de apenas 4,36 segundos.

E terceiro, Algorand é líder em interoperabilidade de blockchain empresarial. Com tantos projetos de blockchain exclusivos em desenvolvimento, muitos correm o risco de não funcionar bem, ou nem funcionar, uns com os outros. Algorand baseou sua rede na tentativa de preencher essas lacunas para o mundo dos negócios. Isso torna ALGO uma boa aposta para oferecer utilidade no mundo real.

*Sean Williams não possui posição em nenhuma das criptomoedas mencionadas. The Motley Fool possui e recomenda Bitcoin e Ethereum.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.