Passfolio

O mercado acionário norte-americano é descrito como o mais líquido do mundo, ainda assim, o administrador de fundos de hedge, Mohnish Pabrai, tem apenas uma ação em sua carteira.

Depois de afirmar que o mercado cripto é uma bolha e que a maioria dos projetos vai a zero, Pabrai, que segue de perto os princípios de Warren Buffett sobre investimento de valor e alocação de capital, explica porque ele gosta e está otimista sobre uma ação semicondutora, a única ação dos EUA em sua carteira.

As ações de semicondutores sofreram uma queda este ano à medida que a volatilidade do mercado aumentava e os investidores saíam das ações de crescimento para apostas mais seguras.

Saiba mais: Estrategista de investimento diz que ações de crescimento são “o melhor dos dois mundos”

Passfolio

A ação em questão é a Micron Technology (MU, -3,8%), que obtém a maior parte de sua receita com a memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), um tipo de memória semicondutora amplamente utilizada em circuitos digitais.

O mercado de DRAM é um oligopólio em que os três principais atores possuem uma participação coletiva de mercado de mais de 95%, de acordo com Pabrai. A Samsung Electronics (SMSN.IL, -3,7%) tem cerca de metade do mercado, enquanto a SK Hynix (000660.KS, -1,9%) e a Micron têm aproximadamente 25% de participação de mercado cada.

O mercado DRAM costumava ser um negócio horrível porque havia de 15 a 20 jogadores batendo uns nos outros, mas mudou nos últimos anos quando passou para três jogadores racionais que estão todos muito interessados em obter lucros razoáveis. Nenhum deles está tentando agredir os outros dois.

Estes são negócios muito protegidos. Não acho que um quarto jogador possa surgir neste espaço e acho que, a longo prazo, todos estes jogadores vão se sair muito bem, e acho que a Micron provavelmente se dará melhor do que os outros dois. É o meu palpite.

Pabrai disse à CNBC

Oportunidade a longo prazo

O gestor de fundos de hedge acredita que o setor também se beneficiará de uma série de mega-tendências que estão impulsionando a demanda por chips.

A indústria global de semicondutores tem expectativa para uma década de crescimento, e a indústria está prevista para valer trilhões de dólares até 2030. De acordo com a McKinsey & Company, uma empresa de consultoria global, é previsto que 70% do crescimento seja impulsionado por apenas três setores: automotivo, computação e armazenamento de dados, e comunicação sem fio.

Pabrai acredita que estamos nos “estágios iniciais da inteligência artificial, computação em nuvem, e carros autônomos.” E, portanto, ele acredita que “o uso de memória vai aumentar drasticamente nos próximos anos.”

Eu acho que é um mercado que vale a pena estudar. Está com um índice Preço/Lucro muito baixo, e acho que em algum momento ele vai ser negociado significativamente mais alto.

Pabrai não é o único a acreditar que existem oportunidades no setor, UBS e Cathie Wood declararam recentemente que estão otimistas em relação à Tesla (TSLA, 2,4%), a empresa de veículos elétricos e carros autônomos de Elon Musk.

Comece a investir

Se quiser aproveitar as oportunidades de investimento na Micron Technology ou na Tesla, a Passfolio oferece essas e outras 6 mil ações listadas na Nasdaq e Bolsa de Valores de Nova Iorque

Leia também:

Passfolio