Passfolio

Neste ano, os retornos dos investimentos em criptomoedas superaram as expectativas de investidores e até mesmo a valorização de outros produtos financeiros no mercado tradicional. 

Até mesmo as liquidações nos mercados geraram oportunidade de compra na baixa. O Cointimes tem pronto um texto com todos os melhores momentos para comprar bitcoin que você perdeu em 2021, leia também

O clima de incerteza impulsionado pela pandemia e tendências aceleradas para o e-commerce fez com que empresas ligadas à área da saúde e serviços delivery florescessem. 

No mercado de criptomoedas os ativos que mais valorizaram em um ano foram os tokens de jogos play-to-earn, como o AXS, e plataformas de contratos inteligentes, como a Solana, de acordo com o CoinGoLive.  

Se você tivesse essas criptos em seu portfólio, teria ganho muito dinheiro
Histórico de preços em um ano – Fonte: CoinGoLive.com

Então, com tantas incertezas para 2022, qual é a melhor maneira de gerenciar seu portfólio de cripto no ano que vem?

5 dicas de gestão de portfólio

Gerencie os riscos  

O gerenciamento de risco é a ferramenta que transforma assertividade em lucratividade no mercado financeiro. Por isso mesmo, muitos especialistas em finanças e criptomoedas recomendam a alocação de cerca de 5%, no máximo, de seu portfólio em cripto. 

É claro que os cálculos para a exposição nesse tipo de ativo vai depender do seu perfil de investidor. Investidores mais arrojados e que conhecem profundamente o mercado de criptomoedas tendem a arriscar mais sua posição em detrimento de um rendimento maior. 

Por serem ativos voláteis, as criptomoedas podem surpreender os investidores com valorizações ou quedas de mais de um dígito em um único dia. 

Além disso, o bitcoin é considerado uma estratégia de diversificação ganhadora do prêmio Nobel, de acordo com o The Economist. 

Busque por utilidade 

Embora o Bitcoin seja ainda muito utilizado como ativo especulativo, em seus fundamentos, a função que ele pretende cumprir é de moeda de troca, meio de pagamento e reserva de valor. 

Se 2021 nos mostrou algo, é que os verdadeiros vencedores do mercado de criptomoedas foram os tokens e projetos com uma real utilidade e aplicação eficiente no ecossistema. 

Veja Ethereum e Solana como exemplos disso. Ao investir em alguma altcoin, observe os projetos ou protocolos que estão por trás deles. Quanta utilidade eles têm? Quantos projetos estão hospedados em suas redes ou quantos usuários eles têm? Memecoins até são engraçadas, mas eles realmente têm alguma utilidade do mundo real?

Para desviar das memecoins sem nenhuma utilidade, você pode ler o artigo “5 shitcoins para você não investir”. Contudo, saiba também as “5 dicas para encontrar bons projetos cripto” e aprofunde-se na análise dos projetos cripto mais promissores. 

Siga bons influenciadores e grandes investidores

Além de acompanhar o rendimento da sua carteira, outra perspectiva que deve ser acompanhada no mercado é o sentimento e a opinião de outros investidores cripto. 

Em 2021, com a ascensão de vários influenciadores financeiros no TikTok e outras redes sociais, muitos traders e novos investidores foram atrás de indicações e análises duvidosas sobre criptomoedas com potencial de valorização. A parte infeliz desta história é que esses influenciadores não vêm com histórico de acertos ou selo de qualidade comprovado então copiar suas recomendações, por vezes, não é uma boa ideia. 

Entretanto, se você não pretende copiar as recomendações de compra de qualquer influenciador, vale a pena participar da discussão sobre a comunidade cripto que ocorre nas redes sociais. Com a lista de 10 personalidades mais influentes do mundo cripto para você seguir, segundo o recente relatório da Messari, sua visão sobre o mercado cripto pode ser amplamente enriquecida – consequentemente sua carteira pode enriquecer também, veja. 

Diversificação 

Não adianta colocar todos os ovos na mesma cesta, esse é o ditado. A diversificação, nesse sentido, é a forma como você expõe seu portfólio a diferentes ativos, mercados, setores e regiões, para que, se um falhar, os outros terão uma chance de sucesso. 

No contexto das criptomoedas, isso significa não apenas comprar Bitcoin, mas distribuir seu capital entre uma variedade de criptomoedas diferentes. 

Ganhe exposição a criptomoedas comprando-as, negociando-as e até mesmo por meio de ações que estão correlacionadas a elas, como empresas de mineração e plataformas de contratos inteligentes. 

A diversificação é o que permitirá ao seu portfólio resistir a qualquer tempestade no oceano onde nadam as baleias e as sardinhas

Dividendos e renda passiva 

Você já deve ter percebido que as criptomoedas, ao contrário de algumas ações, não pagam dividendos mensais. Entretanto, para aqueles que não gostam de ver dinheiro parado, o mercado cripto oferece também alternativas de investimentos que se assemelham à renda fixa tradicional. 

Em 2022, examine os protocolos de empréstimos para fazer com que seus tokens ociosos trabalhem duro para você, gerando uma renda passiva

Uma opção é usar seu btc como colateral, pegar empréstimo em real (BRL) e comprar o ativo. A vantagem aqui é que os juros da Rispar são extremamente baixos e permitem a compra de ativos no mercado tradicional. 

Corretoras como a Binance e a Bybit também contam com diversos produtos de “renda passiva”, na qual o usuário pode simplesmente alocar seus fundos e em troca receber uma porcentagem de ganhos periodicamente.

Estenda os ganhos e minimize os riscos 

Com o bom gerenciamento do seu portfólio, tranquilamente você pode esperar as grandes oscilações de preço no mercado de criptomoedas em 2022. Já que a volatilidade, quando aproveitada de maneira adequada, traz uma oportunidade para investidores e traders. 

Enquanto o ano não termina, cada vez mais investidores se interessam pelo setor de criptomoedas. Só neste ano, os fundos de capital de risco despejaram cerca de US$ 30 bilhões em projetos cripto – mais do que em todos os anos anteriores combinados, de acordo com dados de transações compilados pela PitchBook Data Inc. 

O truque para gerenciar seu portfólio de criptomoedas é manter seu capital pelo maior tempo possível, estendendo os ganhos e minimizando o risco. Siga as dicas acima, acompanhe o Cointimes nas redes sociais, e isso lhe dará uma base sólida para o ano que se inicia. 

Leia Mais:

Passfolio