Breaking News  
Quem financia o desenvolvimento do bitcoin? Bitcoin

Quem financia o desenvolvimento do bitcoin?

Neto Guaraci
Neto Guaraci

O desenvolvimento de uma criptomoeda pode ser custoso, demanda tempo, recursos humanos e muita dedicação. Alguém precisa pagar por esse desenvolvimento. Hoje vamos falar sobre quem está financiando a evolução de algumas criptomoedas.

Inicialmente todo o trabalho de desenvolvimento era feito por voluntários, ativistas dedicados a uma causa. Os projetos foram crescendo, tanto em pessoas interessadas em ajudar, quanto em complexidade e dificuldade.

Alguns projetos, como o Bitcoin, nasceram descentralizados e seguem um modelo de desenvolvimento muito semelhante a de algumas organizações opensource. Outras iniciativas já nasceram centralizadas, são criptomoedas desenvolvidas por empresas.

Quem financia o desenvolvimento do Bitcoin ?

Comecemos pelos mais velhos. O Bitcoin foi desenvolvido por Satoshi Nakamoto e um grupo de amigos/interessados. Inicialmente todo o código do Bitcoin era hospedado no SourceForge, em um arquivo “.zip”.

Os desenvolvedores baixavam o código, e enviavam as alterações para o email de Satoshi Nakamoto, que então fazia essas modificações.

Uma dessas pessoas que conviveu com Satoshi conta um pouco dessa interação:

O projeto cresceu muito, o ecossistema envolvendo o bitcoin cresceu absurdamente. Só no Brasil temos mais de 40 exchanges de bitcoin, no mundo todo são milhares.  Uma pequena parte auxilia no desenvolvimento do código de alguns clientes do Bitcoin.

Uma das principais contribuidoras é a Blockstream, ela desenvolve soluções para o ecossistema, como carteiras de bitcoin, uma implementação da Ligthning Network e até aplicações utilizando um satélite.

A Blockstream recebeu 76 milhões de dólares em financiamento em 2016. Hoje eles contam com aproximadamente 8 desenvolvedores direta ou indiretamente envolvidos com o desenvolvimento do cliente Bitcoin Core.

Outra grande iniciativa para custear o desenvolvimento do Bitcoin é a Iniciativa para Moedas Digitais do MIT (DCI em inglês). Ela é o gateway de captação para manter alguns desenvolvedores, como Cory Fields e Gavin Andersen. É por meio do DCI que a Bitmain, Circle, Chain, a Nasdaq e os investidores Fred Wilson, Reid Hoffman e alguns outros fazem doações.

Essa foi a maneira encontrada para financiar o desenvolvimento do Bitcoin sem necessariamente criar conflitos de interesse. O MIT está preocupado com questões acadêmicas e os desenvolvedores são livres para escolher em qual implementação vão trabalhar.

Vamos ver como esse processo de financiamento acontece com outras criptomoedas?

Ethereum

O Ethereum começou bem diferente do Bitcoin, ele conta com algumas linhas mais estruturadas de desenvolvimento.

O principal stakeholder do projeto é a Ethereum Foundation. Uma organização que ajuda no desenvolvimento do Ethereum, de Dapps e no fomento do ecossistema.

Vale lembrar que, assim como Bitcoin, o Ethereum é um projeto comunitário. Isso significa que qualquer pessoa ou organização pode ajudar no desenvolvimento

Outros interessados também participam do desenvolvimento, como é o caso da Consensys, Slock.it e EthDev .

Zcash

A ideia do Zcash surgiu com Zoko Wilcox, ele foi angariando contribuidores, como alguns criptógrafos do MIT e da Universidade de Tel Aviv.

Em 2015 eles fundaram a Zcash Company, que obteve financiamento de alguns fundos como o famoso Pantera Capital e de Roger Ver – aka Jesus do Bitcoin. A Zcash Electric Coin Company  liderava e ditava todos os passos do desenvolvimento da criptomoeda.

Tal modelo incomodava muitos membros da comunidade, que viam nessa estrutura de controle por uma única entidade privada um problema, o excesso de centralização.

Para resolver essa questão foi então criada em 2017 a Zcash Foundation, recebendo mais de 13 milhões de dólares em zcash e o apoio de membros importantes do universo cripto.

Hoje, a Zcash Foundation é a entidade que lidera e financia o desenvolvimento da Zcash.

Bitcoin SV

O Bitcoin Satoshi Vision nasce do fork do  Bitcoin Cash, nós explicamos essa história no texto abaixo:

O Bitcoin SV é claramente financiado pela nChain, empresa sob o controle de Craig Wright, o autodenominado Satoshi Nakamoto.

Atualmente a instituição está contratando desenvolvedores.



Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.